O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior promoverá no próximo 6 de junho,  em São José do Rio Preto, a 13ª edição das Jornadas Regionais. O evento é realizado anualmente, ao longo do primeiro semestre, em várias regiões do estado, e nele o diretor executivo da entidade, Rodrigo Capelato, apresentará uma análise setorial do ensino superior das Regiões Administrativas de São José do Rio Preto (composta por 96 municípios), Presidente Prudente (53 municípios), Araçatuba (43 municípios) e Barretos (19 municípios), com cenários e tendências para 2017.

“Esse ano vamos revelar os cursos presenciais, EAD e tecnólogos mais procurados nessas quatro regiões do Interior de São Paulo, além de uma mostrar uma queda de matrículas e ingressantes (alunos do primeiro ano) nos cursos presenciais da rede privada em quase todas elas. Na região de São José do Rio Preto a queda de matrículas chegou a 5% e a de ingressantes 13,2% em 2015. Em Presidente Prudente o crescimento de matrículas foi pífio, 0,1% e a queda de ingressantes chegou a 7,9% nos cursos presenciais da rede privada no mesmo período. Já em Araçatuba as matrículas caíram 2,8% e o índice de ingressantes chegou a cair 20,4%, e em Barretos a redução da matrículas foi de 2,2% e de ingressantes, 15,1%”, adiantou Capelato.

As Jornadas Regionais vão contar ainda com a palestra de Glauson Mendes, diretor de Marketing do Centro Universitário João Pessoa (Unipê) e um dos responsáveis pela realização do Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira – SABEBR. Ele vai revelar estratégias de curto, médio e longo prazo, trabalhando a evolução da presença on-line da própria instituição onde atua, mostrando elementos fundamentais para ajudar a construir uma máquina de gerar leads e matricular alunos, contribuindo também para o desenvolvimento organizacional e operacional das IES.

O diretor jurídico do Semesp, Dr. José Roberto Covac, atualizará os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2017. O evento inova mais uma vez ao realizar quatro palestras simultâneas de temas relevantes para as IES.  Das 14h30 às 15h30, o coordenador de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, prof. Fábio Reis, falará sobre Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor, e a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco, Iara Andréa Alvares Fernandes, sobre Instrumento de Avaliação, dando uma abordagem prática para evidenciar a qualidade dos cursos de graduação.

Gestão de EAD – Estratégias para a oferta das Modalidades Semipresencial e a 100% online, com o estrategista de mercado, coach empresarial, palestrante e educador Luiz Trivelatto, e os Indicadores de Qualidade – CPC, IGC e Enade, com Capelato, serão temas das palestras simultâneas das 16h às 17h. A última cidade que receberá a edição das Jornadas Regionais deste ano será Sorocaba (21 de junho).

Serviço:

13ª Jornada Regional de São José do Rio Preto

Data: 7 de junho

Local: Faria Lima Flat

End.: Av. Brigadeiro Faria Lima, 5.045 – Vila São José

São José do Rio Preto – SP

Inscrições:

Programação:

Dia 7 de junho

9h  –  10h  –  Análise Setorial da Região: Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp

10h  – 11h  –  Case Unipê – Centro Universitário de João Pessoa: O Marketing Educacional Integrado na Prática  –  Glauson Mendes, diretor de Marketing da Unipê e responsável pela divulgação do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira

11h – 11h30 – Coffee break

11h30  –  13h  –  Legislação Educacional/Atualização – Dr. José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp

13h  – 14h30 – Almoço

14h30  –  15h30  –  Palestras Simultâneas

Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor – Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp

Instrumento de Avaliação: Uma abordagem prática para evidenciar a qualidade dos cursos de graduação – Iara Andréa Alvares Fernandes, pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco

15h30  –  16h – Coffee break

16h30  –  18h  –  Palestras Simultâneas

O Mercado de EAD no Brasil: Alternativas para crescimento por meio da educação a distância – Luiz Trivelatto, estrategista de mercado, coach de empreendedorismo, palestrante e educador

Indicadores de Qualidade – CPC, IGC, ENADE e outros – Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

(11) 2069-4419 /  Cel. (11) 9 4208-7576

E-mails: [email protected]; [email protected]