Fonte: O Estado de S. Paulo – Nº de alunos de baixa renda em faculdades privadas cresce 20%

Segundo um levantamento do Semesp, o Brasil teve um crescimento de 20% na porcentagem de alunos de baixa renda que se formaram em faculdades privadas. Os números foram retirados dos microdados do Enade, a última edição foi divulgada pelo Inep semana passada.

Entre 2010 e 2015 houve um crescimento de mais de 130 mil estudantes de baixa renda formados. Cerca de 245,9 mil só em 2015 mas, apesar disso, esse número tende a cair devido a redução do número de vagas e problemas com o Programa de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“Os dados comprovam que o Fies trouxe uma nova classe social para o ensino superior”, avaliou Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp. “Com certeza, a redução na oferta de financiamento vai ter um impacto futuro”, afirma.

Para 2017, o Semesp prevê queda de 0,5% no total de calouros em cursos presenciais após recuo estimado em 2,6% em 2016. Dados do Ministério da Educação (MEC) sobre devem ser conhecidos apenas com a divulgação do Censo do Ensino Superior, no segundo semestre.

Leia aqui a matéria na íntegra.