FNESP | 17ª Edição

Evento

O 17° FNESP vai abordar nos dias 24 e 25 de setembro o tema Economia da Educação, convidando os participantes a refletirem sobre o valor que a Educação gera para a sociedade e a reavaliarem a eficiência e a eficácia dos investimentos realizados pelos gestores da educação e dos programas de financiamento estudantil.

Ao propor um amplo debate sobre a formação do capital humano necessário para o desenvolvimento do Brasil, especialmente em um ambiente de crise econômica, o evento pretende gerar um conjunto de orientações e de alternativas voltadas para a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade da IES públicas e privadas.

A reflexão abrangerá a eficiência dos modelos de ensino, a integração de ensino e tecnologia e a reorganização dos espaços de aprendizagem em relação às demandas dos jovens. A parceria entre o setor público e privado e o investimento em Educação também constituirão elementos estratégicos a serem considerados, caso o país pretenda ser protagonista na sociedade do conhecimento.

Dados como os relatórios da OECD – Organization for Economic Cooperation and Development mostram que há uma relação entre investimento na Educação e melhoria da qualidade, desde que os recursos aplicados obedeçam a planos bem executados, controle dos gastos e exigência de resultados. No caso do Brasil, o PNE – Plano Nacional da Educação determina que 10% do PIB deverão ser destinados à Educação, recursos que contribuirão para o aumento da demanda educacional e o desenvolvimento do país, desde que haja conhecimento sobre a dinâmica da Educação, visão de futuro, cooperação, monitoramento dos resultados e capacidade de replanejamento.

O evento deverá mostrar que as instituições de ensino superior podem exercer um papel estratégico fundamental neste processo, sendo corresponsáveis pela geração de empregos, investimentos em infraestrutura e impacto na economia local, regional e nacional. Para isso, no entanto, precisarão dialogar e intensificar sua relação com os diversos setores que empregam os egressos, além de compreender o perfil dos jovens e dos profissionais do século 21, cujas demandas serão cada vez mais diferenciadas, e que não consumirão modelos de ensino convencionais, com pouca utilização de tecnologia e processos de aprendizagem não focados no protagonismo dos estudantes.

Informações

  • Rua Cipriano Barata, 2431 - Ipiranga - São Paulo/SP
  • (11) 2069-4444

Programação - Dia 24 de Setembro

  • Credenciamento
  • Abertura
  • Panorama da Economia e os impactos no setor educacional
    Henrique Meirelles – Ex-Presidente do Banco Central do Brasil
    Presidente de Sessão: José Carlos de Souza Junior – Reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

    Panorama da Economia e os impactos no setor educacional
    Henrique Meirelles – Ex-Presidente do Banco Central do Brasil
    Presidente de Sessão: José Carlos de Souza Junior – Reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

    Panorama da Economia e os impactos no setor educacional
    Henrique Meirelles – Ex-Presidente do Banco Central do Brasil
    Presidente de Sessão: José Carlos de Souza Junior – Reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia
  • Coffee-Break
  • O impacto da educação superior no crescimento econômico dos países e na redução das desigualdades
    Dirk Van Damme – Centre for Educational Research and Innovation – CERI / OECD
    Paulo Corbucci – Coordenador de Educação da Diretoria de Estudo e Políticas Sociais – IPEA
    Presidente de Sessão: João Otávio Bastos Junqueira – Reitor do Centro Universitário Octávio Bastos – Unifeob
  • Almoço oferecido pelo evento
  • A importância de sistemas de educação diversificados para a maximização do valor da educação para a sociedade
    Mozart Ramos Neves – Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna
    Diego Ambasz– Pesquisador Sênior em Práticas Globais de Educação do Banco Mundial
    Presidente de Sessão: Fábio Garcia Reis – Diretor de Operações do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal
  • Coffee-break
  • O papel das IES na formação das pessoas e seu efeito multiplicador na sociedade
    Mila Molina – Gerente de Qualidade da Fundação Lemann
    Ana Maria Diniz: Diretora do Instituto Península
    Gustavo Ioschpe – Articulista da revista Veja e colunista da Folha de São Paulo
    Presidente de Sessão: Fabíula Pimentel – Diretora Acadêmica da CETEC Educacional
  • Coquetel de networking e Lançamento do livro

Programação - Dia 25 de Setembro

  • Como trabalhar inovação e gestão das mudanças por meio do ensino híbrido, do currículo, dos docentes e do uso da tecnologia
    Vidal Martins – Pró-Reitor Acadêmico da PUC/PR
    John O’Brien – CEO da Educause
    Presidente de Sessão: Ricardo Cançado – Vice-Presidente Acadêmico do Grupo Anima
  • Coffee-Break
  • Almoço oferecido pelo evento
  • O que os estudantes esperam das IES e como adequar o modelo de ensino superior para garantir a inclusão
    Eduardo Garanhani Laurenciano – Gerente de Novos Negócios do Instituto de Pesquisas Data Popular
    Alfredo Motta – coautor do livro “Código Y – decifrando a geração que está mudando o país”.
    Claudia de Freitas Lopes Costa – Vice-Reitora de Ensino da Unisuam
    Presidente de Sessão: Beatriz Eckert Hoff – Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF
  • O papel estratégico da educação para a sociedade
  • Encerramento

Palestrantes

  • Henrique Meirelles é, desde 2012, presidente do Conselho da J&F, holding que controla as empresas JBS, Flora e Eldorado, entre outras. É tambem Presidente do Lazard Américas no Brasil, Conselheiro Senior da KKR (Kohlberg Kravis and Robert's), Presidente do Conselho Consultivo da Bedrock, membro do Conselho do Lloyd´s de Londres e membro do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

    Ocupou o cargo de Presidente do Banco Central do Brasil de Janeiro de 2003 a 2010.

    Antes dessas posições, foi presidente global do FleetBoston, instituição para a qual entrou em 1974. Foi também membro dos Conselhos de Administração da Raytheon Corporation, Bestfoods, Champion International, BankBoston Corporation e FleetBoston Financial. Participou do Conselho Consultivo da Harvard Kennedy School of Government, da Sloan School of Management do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e da Carroll School of Management do Boston College.

    É fundador e presidente da “Associação Viva o Centro”, que atua desde 1990, defendendo a revitalização da região central de São Paulo.

    Henrique Meirelles detém título de Doutor Honoris Causae pelo Bryant College de Rhode Island, EUA.
  • Dirk Van Damme atualmente é chefe de divisão de Educação e Habilidades na OCDE, em Paris. Ele é doutor em ciências da educação pela Universidade de Ghent e também é professor de ciências da educação na mesma universidade (desde 1995). Em sua carreira acadêmica, ele também foi professor de Educação Comparada na Universidade Livre de Bruxelas (1997-2000) e professor visitante da Educação Comparada na Seton Hall University, NJ, EUA (2001-2008).

    Dirk passou muitos anos em várias posições no campo da política educativa na Bélgica. Antes de ingressar na OCDE em 2008, ele era um especialista para várias organizações internacionais, principalmente sobre a política de Ensino Superior, garantia de qualidade e acreditação e inovação. Seus interesses atuais são a inovação baseada em evidências na educação, análises comparativas dos sistemas educativos, a inovação em ambientes de ensino e aprendizagem, a educação aberta, novos desenvolvimentos nas ciências da aprendizagem e gestão do conhecimento na educação. Na OCDE, ele é responsável pela Innovation and Measuring Progress Division (IMEP), liderando o Centre for Educational Research and Innovation (CERI) e o Indicators of Educational Systems (INES), programa responsável pela principal publicação anual Education at a Glance.
  • John O’Brien é Presidente e CEO da EDUCAUSE, uma associação sem fins lucrativos cuja missão é promover o Ensino Superior por meio do uso da tecnologia da informação. A associação atual inclui mais de 2.400 faculdades, universidades e organizações de educação, incluindo 250 corporações.

    Ao longo de sua carreira de 25 anos no Ensino Superior, John foi envolvidos com os setores de tecnologia educacional de TI e atualmente, John serve como vice-reitor sênior para assuntos acadêmicos e estudantis em Minnesota State Colleges and Universities (MnSCU), o quinto maior sistema de Ensino Superior no país. Nesta posição, ele se dedica a garantir o sucesso do aluno e implementar mudanças estratégicas para ajudar MnSCU(Student First) se adaptar às necessidades de mudança da educação superior.

    Antes dessa função, John serviu como presidente da North Hennepin Community College (NHCC) de 2010 a 2013. E antes de entrar para NHCC, foi diretor da iniciativa da MnSCU “Students First”, um sistema desenhado para melhor atender os alunos e suas necessidades com a procura de uma faculdade ou universidade, programa ou curso, bem como solicitar a admissão, se inscrever para cursos e visualizar ou pagar contas de matrícula. Experiência do passado de John inclui também quatro anos na faculdade Century servindo como diretor acadêmico oficial e, posteriormente, como presidente interino. O’Brien também serviu como vice-chanceler adjunto da tecnologia de instrução no escritório sistema MnSCU.

    John era membro da faculdade em Normandale Community College, Augsburg College, da Universidade de Minnesota, da Universidade de St. Thomas, e Augustana College (SD). Fez parte do conselho editorial EDUCAUSE Quarterly por quatro anos, era o contato do sistema MnSCU para EDUCAUSE Centro de Análise e Investigação (ECAR), e coordenado e promovido a participação do sistema no Serviço de Dados Básicos (CDS).

    Profundamente empenhados em servir a comunidade, John é um membro do Conselho da Brooklyn Bridge Aliança para a Juventude, o STEM Alliance NorthStar, o HealthForce Minnesota Alliance Executivo, a Rede de Aprendizagem Minnesota, o ARC de Minnesota, o Lutheran social Serviços Foundation, e Minnesota Campus Compact.

    John mantém um grau de bacharel em Inglês e Inglês educação de Augustana College, um mestrado em Literatura Anglo-Irlandês da Universidade de Dublin (Trinity College), e doutorado em Inglês pela Universidade de Minnesota.
  • Engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor em Química pela Politécnica de Milão – Itália. Desde 1977, é professor da UFPE. Foi reitor da UFPE em 1996-1999 e 2000-2003 e presidiu a Andifes (2002/2003). Foi secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidiu o Consed (2006). Foi presidente executivo do Todos Pela Educação (2007-2010) e membro do Conselho Nacional de Educação (2005-2014). É autor do livro “Educação Sustentável” (2006) e coautor do livro “A Urgência da Educação” (2011). Em 2008, foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Foi agraciado com as seguintes comendas: Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França em 2006, Educador Internacional do Ano – IBC Cambridge (2005), Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana (2002). Atualmente, é diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.
  • Administrador de empresas pela FGV, mestrando em administração na PUC-SP;
    Foi executivo em marketing de empresas como Procter & Gamble, AmBev e Bombril;
    Trabalhou na L’Oréal em Paris e Londres;
    Foi Vice Presidente da agência de propaganda JWThompson;
    Fundou a agência Namosca, especialista no público jovem, em 2003.
  • O professor Vidal Martins possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática pela Université de Nantes (França). Atualmente é pró-reitor de graduação da PUCPR. Na PUCPR, também exerceu as funções de decano da Escola Politécnica, diretor de educação continuada, editor-chefe da Editora Universitária Champagnat e coordenador dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnologia em Jogos Digitais e Sequencial em Redes de Computadores. Foi professor e coordenador de curso de graduação no Grupo Positivo. Também atuou na área de prospecção de tecnologias na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) e na área de desenvolvimento de sistemas na Companhia de Telecomunicações do Paraná (TELEPAR).
  • Formado magna cum laude na University of Pennsylvania – Strategic Management (B.S., Wharton School), Ciência Política (B.A., College of Arts and Sciences); Mestre em Desenvolvimento Econômico e Economia Internacional – Yale University.
    Articulista da revista Veja (desde 2006) e colunista da Folha de S. Paulo (1996-2000 e 2006).
    Especialista convidado da “Blitz Educação – JN no Ar”, do Jornal Nacional, TV Globo (2011) e apresentador do quadro “Pais Nota 10”, do Fantástico, TV Globo (2012-13)
    Vencedor do Prêmio Jabuti 2005 pelo livro A Ignorância Custa um Mundo.
    Fundador e CEO da empresa Big Data, empresa pioneira da área de big data analytics no Brasil.
    Membro dos conselhos de administração da Iochpe-Maxion e Instituto Ayrton Senna.
  • Diego Ambasz é Diretor Executivo de Prática Global de Educação no Banco Mundial. Ele lidera diversos projetos de educação e ciência, tecnologia e inovação na América Latina, principalmente no Ensino Superior. Além disso, colabora como assessor técnico em projetos de diferentes regiões do mundo. Anteriormente, desempenhou papel fundamental no Banco Mundial no sentido de garantir a qualidade da gestão de carreiras na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Antes de ingressar no Banco Mundial, em 2003, ocupou cargos de analista senior e de gestão na administração pública, na Argentina.

    Sua experiência de ensino em políticas públicas inclui professor da Santa Fe Catholic University, San Martin National University e Rosario National University.

    Diego é um Ph.D. Candidato em Educação na San Andres University, na Argentina. Ele recebeu mestrado em Economia e Políticas Públicas da Di Tella University, na Argentina.
  • Ana Maria Diniz é sócia-fundadora da Sykue Bioenergya, geradora de energia renovável a partir de biomassa, e é também conselheira da Península Investimentos.

    Durante 17 anos Ana dedicou-se profissionalmente à empresa de sua família – Grupo Pão de Açúcar, ocupando várias posições, como RH e Marketing, até chegar à vice-presidência em 2001.

    É uma das fundadoras do movimento Todos Pela Educação, parceria público-privada que visa melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. É conselheira da Parceiros da Educação, ONG que estimula empresas e empresários a adotarem escolas públicas. O programa já beneficiou 170 escolas e mais de 150.000 alunos em dez anos de atividade.

    Ana é presidente do Conselho do Instituto Península, braço social dos negócios de sua família que, desde 2010, é mantenedor do Instituto Singularidades, uma faculdade de pedagogia, letras e matemática em São Paulo, que promove formação de professores focada na prática da sala de aula.

    Ana é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e também no curso Owner/President Management da Harvard Business School.
  • A professora Claudia Costa é Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (UGF), Doutora em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e em fase de Pós-Doutoramento na área de Envelhecimento e Atividade Física pela UERJ. É autora e organizadora do livro “FavelaSport” (2013). Desde 1997 atua na Docência e na Gestão do Ensino Superior. Ao longo da sua carreira acadêmica foi Diretora Geral de Colégios da UNIABEU (2002-2006), Coordenadora Geral de Cursos de Pós-Graduação da UNIABEU (1997-2001), autora de conteúdos para cursos de Pós-graduação  em EAD da UNISUAM e desenvolveu consultoria na área de Psicopegagogia Institucional para Instituições Públicas de Educação do RJ. Em 2006 assumiu a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM e atualmente é Vice-reitora Acadêmica.
  • Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.

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