O Boletim trimestral “Ensino Superior Internacional”, produzido pelo Boston College, já tem uma nova edição, de primavera, e traz comentários e informações atuais sobre as principais questões do setor ao redor do mundo. Além do inglês, a publicação é traduzida para o chinês, francês, russo, espanhol, vietnamita e em português, por meio de uma iniciativa do Semesp.

No capítulo “A crise da internacionalização na Era Trump e do Brexit” vemos as implicações das mobilizações contra imigrantes nos Estados Unidos, após a eleição de Donald Trump, e na Europa com o aumento da tensão contrária a grupos diferentes das etnias europeias, tradicionalmente dominantes. Para as instituições de ensino superior, as mudanças nas opiniões sobre o papel do estudante e a mobilidade acadêmica podem ser esperadas em um futuro próximo, no entanto, ao mesmo tempo, muitas universidades e seus professores podem resistir a essas tendências e tomarem iniciativas para promover solidariedade, cooperação e intercâmbios internacionais.

Em Rankings Globais, os autores destacaram alguns pontos importantes como a questão da competitividade, esse tipo de levantamento gravou na consciência de todos a ideia do Ensino Superior como um mercado competitivo de universidades e países. Também foram frisados na discussão a questão da hierarquia e desempenho que estão ligados à um sistema de valoração e melhoria contínua.

Na sessão Questões Latino-Americanas, o Brasil aparece no texto “O dilema brasileiro do Ensino Superior com fins lucrativos”, que mostra a questão do grande número de instituições privadas no Brasil, a aparição de entidades multinacionais e o período atual de crise econômica que levou muitas instituições com fins lucrativos a sofrerem um golpe financeiro significativo. O setor de ensino privado do país é agora o décimo maior componente da economia brasileira.

O Boletim ainda aborda outros assuntos como os desafios da profissão acadêmica, construção da capacidade de pesquisa e o ensino online transfronteiriço.

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