Desde o começo do ano, a Universidade Sagrado Coração tem promovido ações para conscientizar os alunos dos perigos da proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus. Com faixas com frases de impacto espalhadas pelo campus e divulgação nas mídias digitais, a instituição assumiu o compromisso de ajudar no combate ao mosquito.

Além dessas ações diárias, no mês de março foi realizado a Semana de Educação e Promoção da Saúde que contou com oficinas de preparo de armadilhas para eliminação de criadouro do mosquito; palestras; distribuição de sementes e mudas da planta Crotalária – essa planta atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. A libélula coloca ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, e essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com os focos. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti – e exposição de insetos predadores do Aedes Aegypti utilizando insetários e lupas.

Nos próximos dias 30/05 e 05/06, os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária irão participar da Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB), com ação educativa no Centro de Referência de Assistência Social Rafael Mauricio. O tema será “Armadilha para o mosquito e distribuição de sementes e mudas da Crotalária”.

O Semesp apoia a luta contra o mosquito Aedes Aegypti e as doenças que ele transmite, conforme amplamente divulgado, o combate à proliferação do inseto é a melhor forma de prevenção, por isso é indispensável que todos contribuam no dia a dia para garantir a saúde de toda a população.

Parabéns pela iniciativa Universidade Sagrado Coração!