Após se reunirem com um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os diretores do Semesp, Rodrigo Capelato e Fábio Reis, foram até a Association of Governing Boards of Universities and Colleges (AGB). Confira o relato da visita:

“Criada em 1921, a AGB reuni 1300 instituições de educação superior associadas, dos mais diferentes perfis. Seu objetivo é criar programas e serviços que permitam aos associados desenvolver as melhores práticas de governança para que o ensino superior possa ser relevante nos Estados Unidos.

A Associação dialoga com o governo, especialmente, com o Departamento de Educação (MEC dos EUA), propõe mudanças na legislação, presta consultoria aos associados, faz articulação política e promove encontro sobre as melhores práticas de gestão e governança.

Há um trabalho pontual da AGB, que é colaborar com os conselhos administrativos de governanças das IES. A Associação reconhece que é um desafio para os gestores tornar as instituições competitivas e contemporâneas em um ambiente muito dinâmico, por esse motivo, entende que quando uma IES assume as melhores práticas acadêmicas e administrativas ela pode colaborar com o desenvolvimento do país ao formar pessoas qualificadas.

Fomos recebidos por  Cristin Toutsi Grigos, diretora de Programas do Setor Público e de Análises Políticas.  Conversamos sobre possíveis acordos de cooperação com o SEMESP, já que somos associações com finalidades semelhantes. Durante a conversa ficou evidente que AGB e o SEMESP atuam com a mesma perspectiva, a diferença é que a AGB é uma organização com maior presença nacional e atual de uma forma muito propósita na elaboração de políticas públicas.

O SEMESP vai elaborar um documento para propor a cooperação com a AGB, em compartilhamento de boas práticas de gestão e de governança, na elaboração de políticas públicas, na formação de líderes e em troca de informações.

A AGB também fomenta Consórcios. O SEMESP juntamente com as Redes Regionais também irá fomentar Consórcios.”

Fábio Garcia Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp.