O Campus Campinas (Unidade Cambuí), da Universidade São Francisco (USF), sediou o lançamento da 1ª edição da Revista Ensaios Pioneiros, publicação desenvolvida pela Rede Pioneira do Semesp, formada pelas USF, Unifeob e Uniararas para divulgar artigos científicos entre as Instituições de Ensino Superior.

O evento contou com a participação de representantes de todas as instituições, entre eles o da Mantenedora da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral, a Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), professora Simone Cristina Spiandorello, e o Diretor do Campus Campinas, Fernando Cesar Gentile. “O nome da publicação nasceu das próprias instituições, que com a maturidade adquirida com as reuniões criaram grupos de trabalho e descentralizaram a dinâmica da Rede. Esses grupos de trabalho são formados por representantes de cada instituição e hoje são responsáveis por organizarem os projetos que, posteriormente, são aprovados pelos dirigentes das instituições”, conta o diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, prof. Fábio Reis.

A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão destacou a importância do trabalho em conjunto de todas as Universidades para o nascimento da revista. “É a concretização de um sonho que se faz quando todo mundo sonha junto. Agradeço a parceria, em especial aos editores, que são as pontas em cada uma das instituições, e também aos autores dos artigos” afirmou a professora Iara Fernandes.

Em seu número 1, volume 1, a Revista Ensaios Pioneiros traz 13 artigos de diferentes áreas do conhecimento, resultado do trabalho desenvolvido por alunos e professores da Rede Pioneira. “A cada dia me surpreendo com as possibilidades que essa Rede oferece às universidades. Essa sinergia que o grupo construiu supera qualquer desafio e essa revista é um exemplo. A possibilidade de troca no campo acadêmico e administrativo é muito grande. Agradeço ao Semesp por ter provocado essa ideia de redes”, afirmou o pró-reitor acadêmico da Unifeob, José Roberto Junqueira, representando o reitor João Otávio Bastos Junqueira.

A Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA), professora Iara Lúcia Tescarollo, uma das editoras da publicação, ressaltou o entusiasmo de se lançar uma revista científica. “Em sua essência é um convite ao debate público, no sentido de realização da finalidade maior de uma revista: permitir um diálogo que produza dissensos e consensos, fundados nos princípios e métodos científicos”, destacou.

Para o reitor da FHO-Uniararas, José Antônio Mendes, o lançamento da revista é resultado da troca de conhecimento das instituições de ensino. “A gente comunga com o que temos de bom, com a troca de saberes e informações, com isso todos nós ganhamos. A revista é o fruto concreto desse trabalho. A Rede Pioneira de fato cresce, sendo sinônimo de trabalho e esforço”, afirmou o reitor.

A revista Ensaios Pioneiros está disponível em ensaiospioneiros.usf.edu.br/ensaios.

Sobre a Revista Ensaios Pioneiros – É uma publicação digital, de periodicidade semestral, criada pela Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo (formada pelas IES USF, FHO|Uniararas e Unifeob), dedicada à veiculação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento, organizados em seis seções: Ciências Agrárias e Ambientais; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas; Educação e Ensino e Extensão.