SEMESP - REVISTA ENSINO SUPERIOR | JUNHO 2018

A Ensino Superior é uma revista voltada especialmente aos gestores de faculdades, centros universitários e universidades. Acompanha os rumos do setor no país e as novidades tecnológicas aplicadas ao universo acadêmico, metodologias de ensino e práticas de gestão adotadas no Brasil e no mundo que contribuem para a melhoria das instituições.

As principais matérias da edição Nº 230, de junho, são:

CARTA AO LEITOR

Discussões de hoje e amanhã, por Hermes Ferreira Figueiredo.

ENTREVISTA

Thomas Philbeck, do Fórum Econômico Mundial, afirma que é possível moldar a direção das mudanças e assegurar o protagonismo aos seres humanos.

MISSÃO TÉCNICA

A experiência dos gestores educacionais que visitaram a Austrália.

CAPA – O QUE MUDA NO EAD

Novas regras aumentam em 300% o número de polos e acirram a competitividade. Como essas alterações estão moldando o segmento educacional.

PÓS-GRADUAÇÃO

Nova resolução confere aos cursos de especialização um viés mais profissionalizante.

SETOR

O percentual de alunos com mensalidades atrasadas deve chegar a 9,05% neste ano, contra 8,9% registrado em 2017. Instabilidade econômica e política e novo corte do Fies são elementos que poderão contribuir com o aumento.

 GESTÃO

A adoção de novas regras práticas pedagógicas depende de núcleos organizados e da valorização de pessoal, como apontam as instituições que estão promovendo transformações em seus sistemas educacionais.

Assine ou compreAssine ou compre