Pesquisa Educação a Distância (EAD) | 2016

O Semesp lançou este ano uma pesquisa inédita sobre Educação a Distância – EAD. A pesquisa, realizada pela Folks Netnográfica, foi realizada por meio de uma metodologia inovadora denominada netnografia, ramo da Etnografia que estuda o comportamento de indivíduos na Internet,  analisando  comentários, conversas e publicações sobre a modalidade EAD em sites, blogs, fanpages, vídeos, fóruns de discussão e comunicados na internet desde 2014.

O objetivo do estudo foi identificar quais as principais motivações que levam alunos a ingressar, permanecer ou abandonar um curso de EAD, já que hoje a evasão da EAD no país é de cerca de 32%”. A pesquisa permitirá que as instituições de ensino a distância aperfeiçoem a qualidade de seus cursos, criando um diálogo construtivo com seus alunos e planejando estratégias para melhorar os índices de permanência desses estudantes.

O estudo analisou mais de 500 conversas, comentários e publicações buscando identificar, por meio de análise antropológica, aspectos comportamentais e motivacionais sobre a educação superior a distância, sem restrição amostral sociodemográfica.

Segundo o levantamento, já existe muita troca de informação online sobre EAD, e não apenas em sites especializados. As plataformas onde foram localizadas as conversas abordavam diversos temas, desde educação, vestibular e carreira, até entretenimento, qualidade de vida, literatura, beleza, entre outros, e sem restrição amostral sociodemográfica. O critério para a seleção das conversas foi a riqueza de detalhes, a quantidade de trocas existentes a partir de cada “post” e a existência de sentimentos e crenças sobre a categoria EAD, sem segmentação pré-definida.

Faça o download abaixo e tenha acesso a pesquisa completa.

Fazer download