PESQUISA DE INADIMPLÊNCIA | 2012

A sexta Pesquisa de Inadimplência, realizada pelo Semesp com as instituições de ensino superior privadas, apontou que a inadimplência voltou a cair no Brasil e no Estado de São Paulo, e que essa nova queda diminuiu a diferença da inadimplência do setor em comparação com a inadimplência dos demais setores econômicos. O levantamento, que engloba o ano de 2011 e o primeiro semestre de 2012, foi desenvolvido pela Assessoria Econômica do Semesp através do SINDATA – Sistema de Informações do Semesp, e os resultados mostram um índice de inadimplência de 8,46% para o setor, contra 7,40% do índice geral dos outros setores, que ao contrário do ensino superior até subiu em 2011.

Assim como aconteceu com todos os setores da economia, a inadimplência do ensino superior cresceu no primeiro semestre de 2012, em comparação com a registrada no primeiro semestre de 2011. Mas o índice do setor chegou a crescer menos, em relação aos outros setores, em função de uma melhora nos sistemas de cobrança, mas principalmente graças ao crescimento do FIES, que passou a ser uma importante ferramenta para redução da inadimplência. Os alunos com dificuldades financeiras passaram a ter a qualquer momento a possibilidade de acesso ao financiamento.

A pesquisa do Semesp traz dados sobre o primeiro semestre de 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado, oferecendo um retrato bem atualizado dos índices de inadimplência no Brasil e no estado de São Paulo.

Leia a pesquisa completa para mais informações.

Fazer download