3° Pesquisa de Tecnologia Educacional

Criada em 2016, a Pesquisa de Tecnologia Educacional foi desenvolvida pelo GT de TI do Semesp com o objetivo de fazer um diagnóstico sobre a utilização de recursos tecnológicos em IES dos mais diferentes portes.

Quais as lacunas que as instituições enfrentam em relação aos usos de tecnologia? A área é entendida de forma estratégica para o desenvolvimento das instituições de ensino? Como as IES utilizam seus dados estrategicamente? Ou a área funciona apenas como suporte logístico?
Essas são as principais perguntas que direcionam o levantamento, que chega a 3ª edição este ano mudando o foco para um viés menos técnico e mais estratégico.

Mais detalhada, a pesquisa de 2018 teve a participação de 54 IES. Elas responderam questões referentes aos mais diversos eixos de uma área de TI. Tópicos como serviços utilizados, tipos de hospedagem dos servidores, quantidades de links de internet, largura da banda desses links, acesso à rede Wi-Fi, procedimentos de segurança, infraestrutura tecnológica da instituição, entre outros, são contemplados pelo levantamento.

A seguir, apresentamos os dados da pesquisa divididos em três partes: perfil das IES; infraestrutura tecnológica da IES; comunicação e segurança da área de TI.

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