O Consórcio Sthem Brasil realizará, entre os dias 30 e 31 de março, o III Fórum Sthem Brasil: Encontro Internacional sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa no Centro Universitário de Maringá, no Paraná.

As IES que participam do Consórcio devem indicar somente um trabalho de um docente que se destaque para cada uma das plenárias, sobre os seguintes temas: FORMAÇÃO DO PROFESSOR; ENSINO BASEADO EM PROJETOS; SALA DE AULA INVERTIDA; APRENDIZAGEM HÍBRIDA.

Além das plenárias, as IES podem indicar um docente para apresentar seu trabalho nas sessões temáticas. Os temas são: Uso da tecnologia aplicada ao processo de ensino e aprendizagem; Design Thinking; Delineamento da pesquisa de aprendizagem ativa; e Avaliação da aprendizagem e engajamento de estudantes.

O que é STHEM Brasil?

O sucesso dos estudantes em educação superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática (STHEM em Inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics) é uma preocupação quase universal.

Desafios nessas áreas incluem nível de preparação dos estudantes quando entram na universidade, retenção e aprendizagem do estudante nas principais habilidades para a economia do conhecimento. No contexto brasileiro, o desafio fundamental é o papel  da educação superior e a importância da inovação em relação à qualidade da educação.

Universidades podem responder a  esses desafios por meio da melhoria do ensino e da qualidade de aprendizagem, assim como explorar possíveis ligações com professores do Ensino Médio e Técnico/Profissional para melhor preparar estudantes para a educação superior.

A Iniciativa para o Desenvolvimento da Inovação Acadêmica – IDIA (em espanhol) propõe trabalhar com universidades, instituições, organizações governamentais e setor privado para a implementação da Iniciativa para avançado ensino e aprendizagem em Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática para o Brasil.

Nos 3 anos de programa, um grupo de 100 professores de 14 universidades diferentes vai implementar  mudanças em seu ensino,  que refletirá um movimento para que o ensino seja centrado no aluno, com objetivos futuros de conectar professores do Ensino Médio e Técnico/Profissional com professores da universidade em uma efetiva metodologia de ensino para as áreas de STHEM.