O mercado está em constante evolução, por isso, para quem está buscando a carreira do momento, é importante atentar-se para as necessidades regional e nacional, buscar formação profissional no segmento e sair na frente. E a Unoeste está sempre implantando novas graduações para atender essa demanda com a formação de profissionais capacitados. Neste vestibular, com provas para os dias 22 e 25 de novembro, a universidade oferece 67 cursos, sendo 14 novos. Agrocomputação, Biocombustíveis e Pilotagem Profissional de Aeronaves são algumas das novidades.

O curso de Agrocomputação está voltado à projeção do futuro no campo, conforme destaca o professor doutor Tadeu Marques. “A nova agricultura precisa do domínio muito grande da tecnologia, já que os equipamentos utilizados, como os tratores e drones, por exemplo, são totalmente dependentes da informática e geram uma quantidade enorme de dados, por isso, precisamos de profissionais capacitados para trabalhar com esses bancos”. Segundo ele, o foco da graduação será a prática para profissionais que utilizam esses componentes no campo, ou seja, “eles serão treinados para a utilização de drones, de tratores computadorizados e, posteriormente, para que consigam absorver e retirar informações úteis dos dados que esses equipamentos listam por segundos, horas, dias e meses, e que ficam disponíveis para a agricultura”, explica. Reforça ainda que o graduado que tiver conhecimento da utilização dessas tecnologias e fizer o máximo de aproveitamento com fins lucrativos de todo o empreendimento, terá grande destaque no mercado.

Em relação ao curso de Biocombustíveis, Marques frisa que o acadêmico terá conhecimento teórico e prático da produção de biocombustíveis como um todo, como os tradicionais, bioetanol, biodiesel, bem como os oriundos da fonte primária, de vento, de luz solar, da maré, entre outras variações. “Esse profissional será cada vez mais procurado, pois os países em desenvolvimento e até mesmo os desenvolvidos estão realizando mudanças em suas legislações, onde cada vez mais reduzem a utilização dos combustíveis fósseis, os derivados de petróleo. Por conta disso, teremos uma forte dependência dos combustíveis renováveis e até mesmo os biocombustíveis, aumentando a produção e, consequentemente, uma demanda para este mercado nas indústrias de produção”, explica.Marques salienta que até 2030 o Brasil terá que duplicar a produção de biocombustíveis. “O Brasil se coloca avante por ser um país que tem uma capacidade muito interessante para produção de combustíveis ecologicamente viáveis, tem água, terra, sol, um potencial tremendo para esta produção. Precisaremos de pessoas capacitadas para colocar tudo em prática. E nossa região é de expansão no Estado de São Paulo para a produção de biocombustíveis, tanto de oleaginosas, como de cana de açúcar, e tem um potencial enorme para a produção de energia solar. A demanda estará localizada provavelmente no interior paulista e na região centro-oeste”.

O curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves também tem o foco na prática, como informa o professor Rafael Hespanhol. “O campo de atuação deste profissional é bem amplo. Ele pode trabalhar como piloto, tendo assim muito mais possibilidades do que a aviação comercial. Pode atuar na área agrícola, em táxis aéreos, na aviação geral e executiva. Enfim, são várias as possibilidades, desde soltar paraquedistas, puxar faixas, até realmente atuar na linha aérea, o sonho de grande parte dos ingressantes, provavelmente”. O docente salienta que ter um curso superior é um diferencial para o profissional da área. “São Paulo é o Estado que tem a maior quantidade de aeronaves e voos do Brasil. Isso acaba aumentando a possibilidade de atuação do formado aqui. Além disso, São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo, e essa também é uma das possibilidades do curso. O Brasil possui mais de 15 mil aeronaves particulares, de acordo com a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag); é a segunda maior frota do segmento no mundo”, frisa Hespanhol.

Vestibular 2018 – Não perca tempo! Inscreva-se no processo seletivo da Unoeste e faça parte de uma das maiores e melhores universidades particulares do Brasil. São 67 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento. A prova ocorre nos dias 22 (1ª fase Medicina) e 25 de novembro (todos os cursos e 2ª fase Medicina). Saiba mais no site www.unoeste.br/vestibular.

Assessoria de Imprensa Unoeste
Fones: (18) 3229-1185 ou 1090