Alunos de engenharia civil apresentam projeto de iniciação científica que possibilita transformar a sala de aula em canteiros de obras

Os estudantes de engenharia civil Leonardo Luiz Correnti Simões e Matheus Santos Alves, da Universidade Santa Cecília, em Santos, apresentaram hoje (30/11), no 18º Conic-Semesp, que será realizado na Unip, em São Paulo, até amanhã (1/12), o trabalho de iniciação científica “Realidade aumentada e virtual aplicada à engenharia civil”, para aliar o uso das tecnologias em sala de aula e proporcionar melhor aproveitamento dos conteúdos por meio dos recursos tecnológicos disponíveis no mercado.

De acordo com os estudantes, 90% dos colegas de classe nunca estiveram em um canteiro de obras. Com os constantes avanços da tecnologia, analisamos ferramentas e softwares aplicáveis ao desenvolvimento do projeto no âmbito acadêmico, como o ARPlayer, para a realidade aumentada, e o VR Media Palyer, para a realidade virtual, com o uso dos óculos Cardboard.

“Os alunos poderão enxergar qualquer aplicação por toda a estrutura do projeto, incluindo as partes elétricas e hidráulicas, demonstrando o conceito do conteúdo como se o aluno estivesse em um canteiro de obras”, concluíram os autores do projeto.

“O uso dos recursos de realidade aumentada e virtual podem facilmente ser uma ferramenta comum no dia a dia acadêmico, levando maior praticidade e aproveitamento do processo de ensino e da aprendizagem, além de permitir mais interação do aluno com a matéria. Basta inserir nas apostilas, nos matérias do curso a leitura virtual, demonstrando todo conceito de forma mais prática. Isso mudaria o ensino”, esclareceram Leonardo Simões e Matheus Alves.

apresentacao trabalho conic ensino fundamental

Estudantes do curso de Sistemas de Informação mostram como dois aplicativos podem melhorar o desempenho de alunos do Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

Não é apenas o Ensino Superior que está sendo transformado pela tecnologia. Outro trabalho que mostra as possibilidade do seu uso na educação foi apresentado por dois estudantes do último ano do curso de Sistemas de Informação da ENIAC. Caroline Santana Luz e Daniel Araújo dos Santos apresentaram, em painel, o trabalho de pesquisa “As Plataformas de Tecnologia que podem ser Aplicadas em Instituições Públicas no Ensino Fundamental I”.

De acordo com os estudantes, o uso das plataformas online Khan Academy (que disponibiliza vídeos-aula) e Kahoot  (permite a criação de quizz) mostram uma melhoria significativa no desempenho dos alunos. “Nosso objetivo é mostrar como a tecnologia pode melhorar o aprendizado, o engajamento e a interação entre alunos e professores”, defendeu Caroline. “Escolhemos fazer essa análise no Ensino Fundamental I porque é nessa fase que as crianças estão entrando em contato maior com as tecnologias e, muitas vezes, começam a demonstrar falta de interesse pelos estudos”, complementou Daniel.

Serviço

18º CONIC-Semesp

Data: 30 de novembro e 1 de dezembro

Horário: Das 9h30 às 18h

Local: UNIP – Universidade Paulista (Av. Torres de Oliveira, 330, Jaguaré, São Paulo)

Mais informações: https://www.semesp.org.br/conic/

Programação

 Dia 30/11/2018

9h30 às 10h30 – Abertura do Evento

11h às 13h – 1ª Sessão

14h às 16h – 2ª Sessão

16h às 18h -3ª Sessão

Dia 01/12/2018

9h30 às 10h30 – 4ª Sessão

10h30 às 12h – 5ª Sessão

13h às 14h30 – 6ª Sessão

14h30 às 16h – 7ª Sessão

16h às 17h – Sessão Cultural

17h – Premiação