Será lançado no dia 19 de março o consórcio STHEM (do inglês, Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática), Brasil, formado entre 11 instituições de ensino superior brasileiras e o Laspau, departamento filiado à Harvard University (EUA) dedicado à América Latina e Caribe. Articulado pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) de Lorena, pretende trazer metodologias pedagógicas da universidade americana para as salas de aula do Brasil.

O objetivo é formar 100 docentes por ano, que então multiplicarão o conhecimento para no mínimo outros cinco colegas. As aulas serão ministradas por professores de renomadas instituições internacionais, como Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Universidade Notre Dame e Escola Politécnica de Montreal (Canadá).

A formação, que contará com metodologias de Project Based Learing, Peer Instruction, gestão de aprendizagem, entre outras, será em parte presencial, na Unisal Lorena, com início em maio, e em parte online, nos meses de setembro e novembro. No total de três anos de duração do consórcio, terão sido investidos por volta de 540 mil dólares.

Junto com o lançamento, na Unisal Lorena, será realizado o Seminário Internacional de Metodologias e Tecnologias aplicadas ao Ensino, com participação do físico e professor Eric Mazur, criador do Peer Instruction.

Além da Unisal participam a Universidade de São Paulo (USP), campus de Lorena, Centro Universitário Augusto Motta, Universidade Federal de Itajubá, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdades de Tecnologia de Guaratinguetá e Cruzeiro, Faculdade de Roseira, Faculdade Integradas Teresa D’Ávila e Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente.