Com um investimento de um pouco mais de R$ 1 milhão, a Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (FAPPES) desenvolveu o Blox, um inédito sistema de educação por competências que teve toda sua concepção baseada em gamificação. Foi a partir da dinâmica de jogos que a instituição construiu um modelo que tem como objetivo engajar ainda mais os alunos mas, principalmente, respeitar a natureza de aprendizagem, a liberdade de escolha e a importância das relações humanas durante o desenvolvimento individual e coletivo.

No segundo semestre deste ano mais de mil alunos ingressarão neste novo sistema de ensino e a expectativa da FAPPES é que até o final de 2017 este número cresça em, pelo menos, 47%. Dividido em quatro áreas de conhecimento, o Blox é 100% flexível ao aluno, que precisa escolher até dez matérias por semestre para preencher a grade semanal.

Só no período noturno será possível realizar mais de 322 mil combinações de grade. “O nosso novo método de ensino não organiza mais os alunos em turmas divididas por semestre, eles são agrupados por interesses ao escolher um Blox. Isso significa que o nível de atenção e dedicação à aula será muito maior, uma vez que ninguém estará lá por obrigação”, declara Vanessa Dohme, Mestre em Gamificação e Coordenadora do Projeto Blox, na instituição.

Atualmente existem 56 combinações diferentes de competências que o Blox pode propor. O novo sistema de ensino da instituição permitirá que alunos com as mais variadas experiências de vida e habilidades profissionais, até mesmo que estejam cursando semestres diferentes, tenham a oportunidade de trabalharem juntos enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizagem ativa.