Euza Bispo, palestrante convidada pelo Semesp e CEO da  RH Cont., fala aos representantes das IES a respeito do e-Social.

O Semesp realizou nessa terça-feira, dia 10 de abril, em sua sede na cidade de São Paulo, o seminário “Entenda o e-Social e seus impactos nas IES” para uma análise detalhada sobre as implicações desse novo programa do Governo Federal que torna obrigatória a coleta de informações da folha de pagamento.

O e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) foi instituído pelo Decreto Nº 8.373/2014 para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus funcionários. Até então, o empregador enviava de forma separada as obrigações trabalhistas, com o e-Social o envio de todas as obrigações passa a ser unificado.

O encontro, que contou com a participação de representantes das Instituições de Ensino Superior – IES associadas ao Semesp, foi divido em duas pautas que abordaram os temas “Desafios técnicos nos processos de gestão de RH” e “Os impactos do e-Social sob o ponto de vista do Governo Federal”.

Segundo os palestrantes, o e-Social poderá se tornar um excelente recurso para a otimização da gestão das IES, fundamentando a tomada de decisões estratégicas por meio da criação de novos indicadores no sistema, além de possibilitar um back-up de seus registros, eliminando a necessidade de arquivos em papel.

Para Euza Bispo, palestrante convidada pelo Semesp e CEO da  RH Cont., após a integração dessas informações, será possível perceber uma forte desburocratização e automatização dos processos — um dos mais importantes benefícios do e-Social para as empresas, visto que a substituição da imensa variedade de documentos exigidos pelos órgãos públicos facilitará a rotina de trabalho no dia a dia.