Nessa quarta-feira (28) o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou a análise setorial do ensino superior da Região de Campinas, no Vitória Hotel Concept. Ele revelou que em consulta prévia às IES associadas ao Semesp no Brasil há previsão, em 2018, de queda de ingressantes (que entram no primeiro ano de um curso) de 10% a 15%. Em seguida ele detalhou os números da Região de Campinas.

Em Campinas houve queda de matrículas no cursos presenciais da rede privada de 4,5% (111,7 mil em 2015 para 102 mil em 2016) e aumento nos cursos a distância de 3,4% (5,6 mil para 7 mil no mesmo período)”, disse Capelato. Segundo ele, em relação aos ingressantes (que entram no 1º ano) houve um pequeno aumento nos cursos presenciais da rede privada de 0,1% (39,1 mil em 2015 para 39,2 mil em 2016) e um crescimento de 53% no EaD (9,2 mil para 14,1 mil no mesmo período).

Dos cursos presenciais mais procurados na rede privada, Administração vem em primeiro lugar, seguido de Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Pedagogia. Na rede pública, o mais procurado é Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Mecânica, Gestão de Empresas, Medicina e Engenharia Química. Já nos cursos EAD da rede privada em Campinas os mais procurados foram: Pedagogia, Administração, Gestão de Pessoal/Recursos Humanos, Gestão Logística e Empreendedorismo.

Em Bragança Paulista teve um crescimento nas matrículas dos cursos presenciais da rede privada de 2,6% (10,6 mil em 2015 para 10,9 mil em 2016) e aumento nos cursos a distância de 21,6% (3,7 mil para 4,5 mil no mesmo período). Em relação aos ingressantes (que entram no 1º ano) houve um aumento nos cursos presenciais da rede privada de 1,7% (4 mil em 2015 para 4,1 mil em 2016) e um crescimento de 57% no EaD (1,8 mil para 2,8 mil no mesmo período).

Em Jundiaí a queda de matrículas nos cursos presenciais da rede privada chegou a  16,7% (39,8 mil em 2015 para 33,1 mil em 2016) e o aumento nos cursos a distância ficou em 16% (6,2 mil para 7,1 mil no mesmo período). Em relação aos ingressantes (que entram no 1º ano) houve um decréscimo nos cursos presenciais da rede privada de 0,4% (12.073 em 2015 para 12.022 em 2016) e um crescimento de 26,5% no EaD (3,8 mil para 4,8 mil no mesmo período).

Em Limeira a queda de matrículas nos cursos presenciais da rede privada chegou a 4,2% (25,5 mil em 2015 para 24,4 mil em 2016) e houve um aumento nos cursos a distância de 6,2% (5,1 mil para 5,3 mil no mesmo período). Em relação aos ingressantes (que entram no 1º ano) houve um decréscimo nos cursos presenciais da rede privada de 8,5% (8,9 mil em 2015 para 8,1 mil em 2016) e um crescimento de 52% no EaD (2,4 mil para 3,6 mil no mesmo período).

Em Piracicaba a queda de matrículas nos cursos presenciais da rede privada chegou a 12,4% (13,3 mil em 2015 para 11,7 mil em 2016) e o aumento nos cursos a distância ficou em 0,5% (3.720 para 3,740 no mesmo período). Em relação aos ingressantes (que entram no 1º ano) houve um decréscimo nos cursos presenciais da rede privada de 27,4% (4,8 mil em 2015 para 3,5 mil em 2016) e um aumento de 33,1% no EaD (1.951 para 2.597 no mesmo período).

Em Rio Claro a queda nas matrículas nos cursos presenciais da rede privada chegou a 5,9% (4.665 em 2015 para 4.391 mil em 2016) e o aumento nos cursos a distância ficou em 6,8% (1.585 para 1.693 no mesmo período). Em relação aos ingressantes (que entram no 1º ano) houve um acréscimo nos cursos presenciais da rede privada de 5,2% (1.581 em 2015 para 1.664 em 2016) e um crescimento de 54% no EaD (771 para 1.185 no mesmo período).

Em São João da Boa Vista a queda de matrículas nos cursos presenciais da rede privada chegou a 0,8% (9.434 em 2015 para 9.362 em 2016) e o aumento nos cursos a distância ficou em 24,4% (1.181 para 1.469 no mesmo período). Em relação aos ingressantes (que entram no 1º ano) houve um decréscimo nos cursos presenciais da rede privada de 26,5% (4.053 em 2015 para 2.977 em 2016) e um crescimento de 84% no EaD (520 para 959 no mesmo período).

Pela manhã, o diretor jurídico do Semesp, dr. José Roberto Covac, discorreu sobre as mudanças na legislação e os impactos nas IES após o Decreto 9.235/17 e o pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário UniCarioca, Maximiliano Dantas, falou sobre os novos Instrumentos de Avaliação e como organizar a instituição para obter melhores resultados nos processos avaliativos No segundo bloco, o coordenador do SADEBR, Glauson Mendes,  contou como a Comunicação Digital é estratégia para captar e reter alunos e a professora e coordenadora do Curso de Pedagogia do Unisal (Lorena) e, por fim,  Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva, mostrou como sensibilizar a área acadêmica e engajar os professores em processos de inovação que gerem mudanças institucionais.

As próximas cidades que receberão as Jornadas Regionais deste ano serão: Marília (14/3); Santos (4/4); São José dos Campos (16/5); Sorocaba (23/5) e Ribeirão Preto (5/6).