Amanhã (28.02), o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentará a análise setorial do ensino superior no Vitória Hotel Concept, em Campinas, em mais uma edição das Jornadas Regionais, que acontece ao longo do primeiro semestre de cada ano e em várias regiões do Estado de São Paulo.

“Analisamos que em Campinas houve queda de matrículas no cursos presenciais da rede privada de 4,5% (111,7 mil em 2015 para 102 mil em 2016) e aumento nos cursos a distância de 3,4% (5,6 mil para 7 mil no mesmo período)”, adianta Capelato. Segundo ele, em relação aos ingressantes (que entram no 1º ano) houve um pequeno aumento nos cursos presenciais da rede privada de 0,1% (39,1 mil em 2015 para 39,2 mil em 2016) e um crescimento de 53% no EaD (9,2 mil para 14,1 mil no mesmo período). A análise detalhadas engloba ainda os municípios de Bragança Paulista, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e São João da Boa Vista.

As Jornadas Regionais serão divididas em dois blocos e, após cada bloco, serão abertas mesas de debates. Os temas são: “Regulação, Supervisão, Avaliação e Qualidade” do ensino superior e “Análise de Mercado, Comunicação Digital e Inovação”. No primeiro bloco, o diretor jurídico do Semesp, dr. José Roberto Covac, discorrerá sobre as mudanças na legislação e os impactos nas IES após o Decreto 9.235/17 e o pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário UniCarioca, Maximiliano Dantas, falará sobre os novos Instrumentos de Avaliação e como organizar a instituição para obter melhores resultados nos processos avaliativos No segundo bloco, o coordenador do SADEBR, Glauson Mendes,  abordará  a Comunicação Digital como estratégia para captar e reter alunos e a professora e coordenadora do Curso de Pedagogia do Unisal (Lorena), : Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva, mostrará como sensibilizar a área acadêmica e engajar os professores em processos de inovação que gerem mudanças institucionais.

As próximas cidades que receberão as Jornadas Regionais deste ano serão: Marília (14/3); Santos (4/4); São José dos Campos (16/5); Sorocaba (23/5) e Ribeirão Preto (5/6).

Serviço: 

14ª Jornada Regional de Campinas

Data: 28 de fevereiro

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Vitória Hotel Concept

End.:  Av. José de Souza Campos, 425

Campinas – SP

Inscrições

Programação:

8h30 às 9h30  – Credenciamento e Welcome Coffee

9h30 às 9h45  – Abertura

9h45 às 10h30  – Diálogos e Perspectivas: Como a inovação, a tecnologia e os serviços podem amparar as IES para cumprimento da nova legislação

Mediador: Karin Hetschko

Participantes: Fábio Reis – Diretor de Inovação e Redes do Semesp, Augusto Guimarães – Executivo de Negócios da CRM Educacional, Marcio Quintana – Gerente comercial do Grupo A, Frederico Silveira – Coordenador Comercial da Fundacred, Fabio Cespi – Diretor de Educação da Lyceum/Techne, Marcus Aquenaton – CEO da Planeta Y e Mário Thurler – Gerente Comercial da Canvas, Caio Raya – Diretor Executivo do Grupo Cobrafix.

10h30 às 13h00 – Bloco 1: Regulação, Supervisão, Avaliação e Qualidade

Mudanças na legislação e os impactos para as IES: Decreto 9.235/17 e as Portarias Regulamentadoras

Palestrante: José Roberto Covac – Diretor do Departamento Jurídico do Semesp

Novos Instrumentos de Avaliação: como organizar a IES para obter melhores resultados nos processos avaliativos

Palestrante: Maximiliano Pinto Damas – Pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário UniCarioca

13h00 às 14h30  – Almoço

14h30 às 17h00 – Bloco 2 – Análise de Mercado, Comunicação digital e Inovação

Análise do Mercado Regional  – Riscos e Oportunidades

Palestrante: Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

Comunicação Digital como estratégia de Captação e Retenção

Palestrante: Glauson Mendes – SADEBR

Como sensibilizar a área acadêmica e engajar os professores em processos de inovação que gerem mudanças institucionais

Palestrante: Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva – Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia do UNISAL – Unidade de Lorena

17h00  –   Encerramento e Bye Bye Coffee