Os diretores do Semesp Rodrigo Capelato, Executivo, Fábio Reis, de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação, e João Otávio Bastos Junqueira, Relações Institucionais, participaram nesta segunda-feira 16/04 de uma reunião com representantes do Ministério da Educação da Austrália, em Camberra, para intercâmbio de informações voltadas ao ensino superior, como internacionalização, ensino vocacional, pesquisa e inovação.

O encontro faz parte da pré-agenda da 10ª edição da Missão Técnica Internacional do Semesp, que percorrerá as cidades de Sydney, Brisbane e Melbourne, de 17 a 30 de abril, para visitas técnicas em instituições que são referência em educação superior de qualidade.

Para Rodrigo Capelato, a oportunidade foi propícia para estabelecer o início de uma parceria entre as entidades bem como para apresentar o panorama atual do sistema brasileiro de ensino superior e, principalmente, para saber mais sobre as propostas em andamento naquele país, entre elas o VET (Vocational Education Training), programa de educação vocacional aplicado atualmente para qualificação de jovens e adultos.

“Por meio do VET é possível oferecer uma variedade de qualificações em carreias que não exijam nível universitário. Essas qualificações vão desde cursos básicos que introduzem o aluno na área de estudo, até cursos de especialização para técnicos e profissionais, uma sugestão que seria de grande aproveitamento para o ensino brasileiro, proporcionando certificações mais rápidas e que otimizam a inserção no mercado de trabalho”, complementa Capelato.

Pioneiro na realização de visitas técnicas em países que são referências em educação superior, o Semesp trouxe para o Brasil, durante 9 anos, experiências e conhecimentos de mais de 11 países já visitados nesse período. A Austrália foi escolhida para 10ª edição da Missão Técnica Internacional por ser um país que se destaca pela alta qualidade e por ter um dos programas de financiamento estudantil mais eficazes do mundo.