A 10ª Missão Técnica Internacional, que em 2018 realizou visitas técnicas em instituições que são referências em educação de qualidade nas cidades australianas de Sydney, Brisbane e Melbourne, abriu portas para os associados do Semesp criarem novas parcerias com IES australianas. Uma equipe da Bond University aceitou o convite do Semesp e veio ao Brasil estabelecer oportunidades para o ensino superior. A reunião aconteceu na última terça-feira (29), em São Paulo, e participaram do encontro representantes das instituições brasileiras Eniac, ESPM, Saint Paul, Uniso, São Judas e Inapós.

Há mais de uma década, a experiência estudantil oferecida pela Bond University permanece forte na Austrália. A universidade, que fica em Queensland, vem conquistando nos últimos anos mais avaliações positivas do que qualquer outra instituição daquele país, de acordo com o Good Universities Guide de 2018.

A reunião destinou-se, sobretudo, a discutir projetos de cooperação internacional para viabilização de parcerias que facilitem a mobilidade de pesquisas e pesquisadores entre os dois países, além de possibilitar intercâmbio estudantil e acadêmico para cursos de graduação e pós-graduação, entre outras propostas para o desenvolvimento do ensino superior brasileiro.

Para Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, é importante ressaltar também os modelos oferecidos pelas universidades australianas para engajamento dos estudantes, nos quais uma das opções é formar alunos empreendedores. “Fazer com que o estudante pense de forma empreendedora para o mercado de trabalho é uma das estratégias que o ensino superior brasileiro precisa repensar. Apesar de já existir alguns projetos em andamento no país, o engajamento estudantil é uma reflexão que queremos provocar em nossas IES, uma vez que o ensino superior necessita ser um ambiente dinâmico, competitivo e de constantes avanços tecnológicos”, explica Reis.