O Semesp realizou no último dia 3 de maio, em sua sede em São Paulo, Assembleia Geral Extraordinária com a finalidade de convocar todos os seus associados a participarem do andamento das tratativas salariais 2018, bem como de outros assuntos de interesse das mantenedoras.

Após a leitura do edital de convocação, Thiago Rodrigues Pêgas, presidente da Assembleia, passou a palavra para o Dr. José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp, que relatou as cláusulas que estão em negociação.

Em discussão desde o ano passado, a cláusula relacionada à assistência médica foi um dos temas em destaque na Assembleia em razão dos altos índices de reajustes aplicados pelas operadoras, o que dificulta a possibilidade de negociação. Devido à continuidade do assunto, o Dr. Covac explicou que por ser contributivo e com alta sinistralidade, o plano de saúde exige a implantação da coparticipação, proposta já aceita pelas federações. “A sugestão do Semesp é deixar a critério da IES se deseja ou não que o empregado contribua”, ressaltou.

No decorrer da Assembleia, as alterações colocadas em discussão e outras propostas de interesse das mantenedoras foram aprovadas por unanimidade, entre elas a continuidade da negociação da cláusula de assistência médica, tendo como base os cálculos apresentados e a negociação da cláusula de auxílio creche, com adequação e formulação das regras.

As Tratativas Salariais 2018 continuam em discussão semanalmente por meio de reuniões da Comissão de Tratativas Salariais, constituída por representantes do Semesp e das Federações que representam os trabalhadores, Fepesp, Fepaae e Fetee.