O Semesp promoveu hoje (28.02) um encontro da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo com cerca de 30 Instituições de Ensino Superior privadas com o objetivo de apresentar aos associados os Programas de Pesquisa para Inovação Tecnológica e também para desmistificar o conceito de que os recursos são destinados somente para instituições públicas.

O diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis, comentou sobre a importância de aproximar as instituições de ensino da Fapesp para fomentar a inovação e a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de empreendedorismo na educação superior brasileira. “Hoje, abrimos os caminhos para que as IES busquem os recursos para desenvolver e incentivar pesquisas cientificas em suas instituições.”

Douglas Zamperini, coordenador adjunto de Pesquisa para Inovação da Fapesp, agradeceu na abertura do encontro ao Semesp pela oportunidade de a Fundação apresentar às IES “como investimos o dinheiro do contribuinte”. A Fapesp recebe 1% da receita tributária do estado de São Paulo.

Zamperini falou da missão da Fapesp de apoiar a pesquisa no estado de São Paulo em todas as áreas do conhecimento e apresentou quatro programas da Fundação:

O Programa de Pesquisa Inovativa na Pequena Empresa PIPE, lançado em 1997, tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisa científica e/ou tecnológica, a ser executada em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo, que tenham bom potencial de retorno comercial ou social. Destacamos algumas particularidades do programa: não exige contrapartida; a Fapesp pode analisar proposta de empresa a constituir; pesquisador principal deve ser vinculado à empresa e demonstrar experiência e competência na área do projeto, não necessariamente precisa ter formação acadêmica.

O Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica PITElançado em 1995, financia projetos de pesquisa com alto impacto potencial, científico e tecnológico, em temas escolhidos pela empresa, em universidades ou institutos em cooperação com a empresa. A pesquisa recebe 50% de financiamento da Fapesp e o restante da empresa.

O Programa de Centros de Pesquisa em Engenharia caracteriza-se como um programa de pesquisa colaborativo entre Instituições de Ensino e Pesquisa, públicas ou privadas no Estado de São Paulo, e empresas ou consórcio de empresas estabelecidas no Brasil para o desenvolvimento, durante 10 anos, de pesquisa internacionalmente competitiva.

O Programa de Pesquisa em Políticas Públicas financia pesquisas voltadas ao atendimento de demandas sociais concretas e busca a aproximação do sistema de ciência e tecnologia paulista com a sociedade.

O coordenador da Fapesp comentou sobre uma chamada feita pela Fundação, na ExpoMafe, para empresas (ou consórcios) interessadas em criar, em parcerias com institutos ou universidades, Centros de Pesquisa em temas de Manufatura Avançada para aproximar os estudantes da pesquisa aplicada por meio dos Centros de Pesquisa.

O encontro também teve a participação do deputado estadual Marco Vinholi, que falou sobre projetos da Assembleia Legislativa de incrementar o financiamento de estudantes através de um sistema de bolsas vinculadas às atividades das IES nas áreas de esporte, cultura e empreendedorismo.