Semesp na Cúpula Inaugural de Ensino Superior das Américas

Rodrigo Capelato, Ana Valéria Reis e Fábio Reis durante Cúpula Inaugural de Ensino Superior das Américas

Realizado nos dias 16 e 17 de novembro, em Cartagena, na Colômbia, a Cúpula Inaugural de Ensino Superior das Américas contou com a participação de mais de 100 líderes de 13 países da América Latina e Caribe. O Semesp esteve representado no evento, promovido pela Laspau, ONG vinculada à Universidade de Harvard, pelos diretores Executivo e de Inovação e Redes de Cooperação, Rodrigo Capelato e Fábio Reis, respectivamente.

Os dois acompanharam uma série de painéis sobre os desafios enfrentados pela Educação Superior. Questões como inovação social, educação inclusiva, qualificação profissional, estratégias das universidades para se manterem relevantes e a influência da Inteligência Artificial na Educação Superior foram outros temas presentes nos debates da cúpula.

“O Semesp teve a honra de estar presente na cúpula, inclusive, como um dos poucos representantes da delegação brasileira no evento, levando o Brasil para essas discussões que envolvem a América Latina”, destacou Rodrigo Capelato durante o evento. “Ainda tivemos a oportunidade de apresentar nossa entidade para esses países, entregando o Mapa do Ensino Superior e o nosso Documento Diretrizes de Políticas Públicas para o Ensino Superior Brasileiro e apresentando nossas redes de cooperação”.

Segundo Fábio Reis, a presença na cúpula faz com que o Semesp traga ao Brasil e seus associados novas possibilidades de cooperação e diálogos com outros países da América Latina. “Além da questão do networking, nossa participação foi importante para discutirmos o papel e a relevância da universidade para a sociedade”, pontuou. “A partir dessas discussões, vamos provocar nossos associados a propor novos modelos acadêmicos a partir do debate sobre essa universidade que forma cidadãos e está comprometida com os grandes problemas sociais”, explicou.