nova equipe da Seres

Representantes do Semesp apresentam propostas e ações da entidade para nova equipe da Seres

O presidente do Semesp, professor Hermes Ferreira Figueiredo, e o diretor Jurídico da entidade, dr. José Roberto Covac, participaram de reunião na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) em Brasília, na última terça (5). Da nova equipe da Seres, estiveram presentes o secretário de Regulação e Supervisão da Seres, Marco Antonio Barroso Faria, a diretora de Supervisão de Educação Superior, Leililene Antunes Soares, e o assessor do órgão, Bruno Olímpia Vieira.

O objetivo da reunião foi fazer uma apresentação do Semesp à nova equipe da Seres. Na ocasião, os representantes do Semesp entregaram uma série de materiais produzidos pela entidade, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil e o documento Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro. Também foram apresentados os principais eventos realizados pelo Semesp, como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp) e o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic).

Saiba mais sobre outras ações do Semesp sobre políticas públicas

Apresentação à nova equipe da Seres

Durante a reunião, Hermes Figueiredo explanou sobre o trabalho do Semesp na luta por uma educação superior de qualidade, destacando algumas ações promovidas pela entidade, como as Jornadas Regionais e as redes de cooperação entre as IES. Ele defendeu a necessidade da simplificação dos processos autorizativos e a implantação de um cadastro positivo para IES que ofertam cursos de qualidade. Hermes ainda criticou o excesso de regulação e contradições de normas que muitas vezes dificultam a compreensão dos órgãos do próprio Ministério da Educação (MEC).

O secretario Marco Antonio Barroso Faria agradeceu a presença os representantes do Semesp e se dispôs a receber e ouvir as demandas da entidade. Ele também manifestou o reconhecimento da necessidade de parceria com o setor privado de ensino superior, de transparência nos processos decisórios da Seres, da eliminação do estoque de processos e estímulo à autorregulamentação do setor.

Confira mais notícias sobre a Seres