Em Córdoba, na Argentina, representantes do Semesp participam nessa semana da III Conferência Regional de Educação Superior – CRES 2018. Organizada pela Unesco, por meio do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe – IESALC, em conjunto com a Universidade Nacional de Córdoba – UNC, o Conselho Interuniversitário Nacional – CIN, o Ministério de Políticas Universitárias e o Ministério da Educação e Esportes da Argentina, com o apoio do Conselho de Reitores das Universidades Privadas da Argentina – CRUP, a CRES reúne representantes e educadores de instituições, associações, centros de pesquisas, entre outros do setor de ensino superior, para discutir e coordenar critérios e formular propostas e alinhamentos de ação com a finalidade de consolidar a Educação Superior como um bem social, direito humano e universal, e de responsabilidade dos Estados.

Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, falou aos participantes nessa quarta-feira 13/06, ao lado de representantes de associações de diversos países, a respeito do atual cenário da educação superior a distância e virtual no Brasil.

De acordo com os dados apresentados, no Brasil, considerando a faixa etária acima dos 29 anos, 57,7% das matrículas são para cursos a distância. Para Rodrigo Capelato, o acesso a distância e a educação superior virtual para adultos é razoavelmente resolvido. Já o acesso aos jovens a distância e ao ensino superior virtual precisa ser repensado, segundo o diretor. “A tecnologia trouxe muitas alternativas para uma revolução nos modelos eletrônicos, mas ainda não há muitos casos concretos”, analisa Capelato.