Durante a 9ª edição das Jornadas Regionais, que passa esta semana por Marília, a 460 km da capital paulista, Thiago Pêgas, presidente da Cetec Educacional e diretor do Semesp, reafirmou o compromisso do sindicato em atender a diversidade das instituições de ensino superior. As Jornadas, que percorrem cinco regiões administrativas do estado, apresentam discussões e análises de temas relevantes à gestão das faculdades, centros universitário e universidades, contribuindo para o planejamento e organização das instituições.

“A participação dos representantes educacionais nas Jornadas reforça o fortalecimento do Semesp para continuar atendendo as necessidades das instituições de todos os tipos e portes, e permitindo o desenvolvimento do setor como um todo”, disse Pêgas. Ele lembrou que a diversidade das instituições representadas pelo sindicato é o que permite um trabalho mais abrangente do setor como um todo e, ao mesmo tempo, mais específico de análise das peculiaridades de cada instituição, apresentando caminhos e indicando soluções para o crescimento e qualificação do ensino.

Nesse sentido, o Semesp estuda a ampliação de seu alcance para além dos limites do estado de São Paulo, abrindo espaço para a associação de instituições de outros lugares do país. Associadas ou não, o fato é que o programa das Jornadas Regionais é de interesse de todas as instituições que buscam aperfeiçoar sua gestão em determinados pontos, como no controle da evasão, ferramentas de captação e retenção, tema apresentado no primeiro dia da Jornadas em Marília, nesta terça-feira (22).

A participação de Nair Cristina Gurgacz Ferreira, representante da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), com sede em Cascavel (PR), atesta que não há fronteiras para quem busca a melhoria do ensino superior. Preocupados com o índice de evasão na instituição, que todo semestre chega a matricular quatro mil alunos, mas perde cerca de um mil ao longo do primeiro ano de faculdade, a gestora da FAG veio buscar ideias de como resolver esse problema e encontrou. “Essa palestra me abriu muito os olhos para a criação de um setor específico para cuidar da evasão”, disse Nair ao citar a apresentação de Solano Portela, diretor Educacional do Mackenzie, que cordenou a implantação de um setor de retenção na universidade.

A edição das Jornadas Regionais em Marília continua até esta quarta-feira (23), no Max Plaza Hotel, com o tema legislação educacional e mudanças nos processos de avaliação, credenciamento e cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC).