Ao falar sobre uma das principais estratégias de mercado na 5ª sessão do 17º FNESP – Fórum Nacional Ensino Superior Particular Brasileiro, o diretor executivo da agência Namosca, Alfredo Motta, destacou a importância da satisfação e aceitação do estudante: “O público alvo dos mantenedores deve ser o seu próprio aluno e a sua satisfação, apesar de muitas universidades não verem isso como uma meta de marketing, preferindo focar no futuro aluno, o prospect”.

O palestrante abriu sua apresentação com a seguinte indagação: “Qual é o perfil da IES do ponto de vista mercadológico?”, e a partir dessa questão, ao defender que a satisfação do aluno exige novas estratégias de marketing, apresentou os três principais modelos de instituição que existem atualmente: “As excelentes, que buscam excelência em quantidade de alunos, méritos acadêmicos, pesquisas, etc; as diferenciadas, que veem o mercado como uma competição; e as inovadoras, que procuram criar novas regras para o sistema mercadológico”.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Data Popular, também apresentado na sessão, pelo diretor Eduardo Laurenciano, nos últimos anos o Brasil presenciou uma grande mobilidade social. Entretanto, 7 em cada 10 brasileiros acreditam que o desemprego vai aumentar Segundo os índices apresentados pelo palestrante, um terço do brasileiros apresentam problemas ligados à alfabetização, e isso se agrava de acordo com a faixa etária e nível social da população. “Apesar das gerações mais novas serem mais escolarizadas, 28% da população não tem nenhum livro em casa”, disse.

Já no âmbito do ensino superior, o diretor do Data Popular mostrou um cenário promissor: “8 em cada 10 pessoas acreditam que a faculdade é importante ou fundamental para a formação do país”, afirmou.

Fechando a sessão, Cláudia Costa do Centro Universitário Augusto Motta – Unisuam – apresentou um histórico da instituição e como ela faz para ajudar os jovens da Classe C que têm acesso à educação superior a garantir seu desempenho e manter seu objetivo com resultados.

A Unisuam tem 24.120 estudantes matriculados, em sua maioria alunos que trabalham que estudam no período noturno. 58% deles cursaram o ensino médio em escolas públicas e 71% dos novos alunos escolheram a instituição por indicação dos próprios alunos. “Com o foco no atendimento prestativo, nós procuramos criar atividades para fazer com que o aluno tenha experiências inovadoras em seu entorno”, explicou a palestrante em relação ao marketing da instituição.