Foram inauguradas esta semana, em São Paulo, 18 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma cooperação entre 104 instituições de ensino universitárias com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A UAB trabalha com a educação a distância para facilitar o acesso da população a cursos de ensino superior nas áreas de gestão e educação, priorizando atendimento a professores da rede básica.

O evento de inauguração contou com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim, e do prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad. Paim ressaltou a importância de docentes qualificados e valorizados para a melhoria da educação no país, e o prefeito apontou o caráter transformador da inciativa, uma vez que instituições universitárias se mantiveram, por muitos anos, afastadas da educação básica.

As unidades paulistas agora integram uma rede de 668 polos presenciais da UAB. Segundo o site da Capes, o programa oferecerá, a princípio, cursos de 12 instituições públicas, entre as quais a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). A relação de vagas e distribuição dos cursos nas unidades pode ser conferida no na página da Secretaria Municipal de Educação.

Os professores interessados, de qualquer lugar do Brasil, podem se inscrever através da Plataforma Freire. Para ingressar no sistema UAB, o candidato irá prestar um vestibular, cuja realização fica a critério das instituições públicas de ensino superior. Também são oferecidos cursos de especialização em gestão pública e gestão pública municipal, para profissionais com formação superior. Disponibilizados pela Unifesp, já estão com inscrições abertas, que vão até o dia 28 de fevereiro.