O Semesp apresenta na 14ª edição das Jornadas Regionais em São José dos Campos, nesta quarta-feira (16), no hotel Monreale, o “Panorama, Tendências e Indicadores de Qualidade” do ensino superior das Regiões de Governo de São José dos Campos, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá e Taubaté, compostas por 39 municípios.

O evento é realizado anualmente pelo Semesp, em várias regiões do estado de São Paulo, com os objetivos de se aproximar das Instituições de Ensino Superior e levar orientação especializada para o setor, contribuindo para o aprimoramento da educação acadêmica.

Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, adianta que a variação de matrículas nas instituições de ensino superior, em cursos presenciais, na Região de Governo de Cruzeiro registrou queda de 15,6%, seguida de Taubaté (-15,5), São José dos Campos (-6,1%) e Guaratinguetá (-2,0%). O Estado de São Paulo teve queda de 4,5%, e o Brasil -2,6%. O percentual de matrículas foi positivo somente na região de Caraguatatuba (5,1%).

Já o número de ingressantes, em cursos presenciais, registrou queda de 6,4% em São José dos Campos, 7,2% em Taubaté e de 25,6% em Guaratinguetá. O percentual em Cruzeiro manteve-se estável e em Caraguatatuba foi positivo (1,4%). No Brasil, houve redução de 4,9%. Já o Estado de São Paulo não apresentou variação.

Para Rodrigo Capelato, “a queda de matrículas e ingressantes, acima das médias estadual e nacional, pode ser explicada porque a região tem uma vocação maior para os cursos de engenharias. E, como o ocorrido em 2012 e 2014, quando a região registrou crescimento superior ao de outras regiões devido ao bom desempenho dos cursos de engenharia, agora, como as engenharia não vão bem, esse fator voltou a influenciar os percentuais de matrículas e de ingressantes, além da crise econômica e da redução na oferta de vagas do Fies”.

Os números de matrículas e de ingressantes nos cursos a distância (EaD), conforme os gráficos abaixo, seguindo os cenários estadual e nacional, registraram desempenho expressivo.

De acordo com o diretor do Semesp, os cursos a distância são procurados pelas pessoas de faixa etária mais elevada, a maioria está acima de 29 anos. Enquanto o público que procura os cursos presenciais é, na maioria, composto por jovens de até 24 anos. “Os cursos a distância têm sido muito interessantes para as pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer um curso superior quando saíram do ensino médio. Além da flexibilidade de horário e de não ser necessário o deslocamento diário para a faculdade, os valores das mensalidades são mais acessíveis e tornam os cursos mais atrativos para as pessoas que querem crescer profissionalmente ou mesmo aumentar as suas chances de empregabilidade”, explica Rodrigo Capelato.

A apresentação do Panorama também englobará os números de evasão, concluintes dos cursos presenciais, tecnológicos e EaD, cursos mais procurados, migração dos estudantes, perfil dos alunos, nota de corte e mensalidade média, dados do Fies 2018, entre outros.

Ao longo da programação, que será dividida em dois blocos, “Regulação, Supervisão, Avaliação e Qualidade” e “Análise de Mercado, Comunicação digital e Inovação”, especialistas vão abordar os temas Mudanças na legislação e os impactos para as IES: Decreto 9.235/17 e as Portarias Regulamentadoras; Novos Instrumentos de Avaliação: como organizar a IES para obter melhores resultados nos processos avaliativos; Comunicação digital como estratégia de captação e retenção e Como sensibilizar a área acadêmica e engajar os professores em processos de inovação que gerem mudanças institucionais.

As próximas etapas das Jornadas Regionais serão realizadas em Sorocaba (23/5) e Ribeirão Preto (5/6).

Serviço

Data: 16 de maio

Horário: das 08h30 às 17h30

Local: Hotel Monreale São José dos Campos
Av. Eng. Francisco José Longo, 511 – Jardim São Dimas