A Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto recebe seus calouros com o Programa de Recepção e Integração Calouro-Veterano. Realizado desde 1992, o programa propõe o trote solidário, com palestras, shows, apresentações musicais e esportivas, além de campanhas solidárias. Nas atividades deste ano tem apresentação de maracatu, show da banca Kilotones, grupo de capoeira, torneio esportivo intercursos, palestras e a Campanha de Doação de Sangue.

A Campanha “Bicho Sangue Bom” acontece há 13 anos em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto e já arrecadou mais de 2.500 bolsas de sangue. A atividade acontece uma vez por semestre e é aberta aos alunos e colaboradores da Instituição, que são incentivados a participar. Os voluntários vão até o Hemocentro de Ribeirão Preto, levados por um transporte especial que uma ou duas vezes ao dia vai da Unaerp até àquela Unidade.

Os objetivos do Programa de Recepção e Integração Calouro-Veterano são evitar a violência, difundir o respeito à dignidade e estimular a solidariedade entre os alunos. Com essa atividade, não há casos de trotes violentos na Unaerp, pois as medidas institucionais e o engajamento dos veteranos, coordenadores de cursos, professores e funcionários funcionam como resistência a qualquer tipo de agressão ou humilhação.

As atividades culturais e de conscientização são combinados com um sistema de segurança no campus e nas imediações, respaldado em uma Portaria da reitora professora Elmara Lucia de Oliveira Bonini. O documento, instituído em 2002, na comemoração dos dez anos do Programa de Recepção, tem por objetivo principal proibir a prática do trote dentro do campus.

A presença ativa dos coordenadores de curso que recepcionam os calouros, os orientam e acompanham de perto durante todo o primeiro mês de aulas também contribuem para integrá-los na sua nova vida universitária.