De 24 a 30 de junho, a 2ª Formação de Estudantes Líderes para o Século 21 levará para o exterior 37 estudantes brasileiros que foram selecionados para conhecer e trocar experiências na Harvard University e no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Promovido pelo Semesp em parceria com a Laspau (organização da Universidade de Harvard), os alunos participarão de sete workshops para desenvolver habilidades como liderança, persuasão, comunicação visual, criatividade, empreendedorismo e falar em público.

“Nas visitas guiadas às instituições mencionadas, os alunos poderão aprender e trocar experiências diretamente com os estudantes líderes dessas instituições. Ao final do programa, os participantes retornarão ao Brasil capacitados para que se tornem referências nos projetos acadêmicos de suas respectivas instituições de ensino superior nas áreas tecnológica, ambiental, social e de empreendedorismo”, comentou o diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, Fábio Reis.

Para o estudante do curso de medicina da Unifenas/MG, Fabiano Cassaño Arar, que participou da primeira edição, em 2017, o programa permitiu a realização de dois sonhos: conhecer Harvard e viajar pela primeira vez ao exterior. “A experiência e o conhecimento adquiridos durante o programa foram algo único e indescritível na minha vida. Com as oficinas e workshops, adquiri conhecimento sobre como liderar de forma mais produtiva, sem precisar da imponência sobre o outro. Pude compreender que um bom líder é aquele que estimula o potencial do outro, respeitando a individualidade de cada um. Atualmente, em todas as minhas atividades sempre me lembro dos ensinamentos e tento aplicar todas as habilidades desenvolvidas no meu dia a dia. Recomendo a todos”, declarou Fabiano Arar.

A estudante de administração Lívia Fernanda Dutra Jacob, que também participou em 2017 pela Faculdade Don Domênico, do Guarujá/SP, a experiência foi muito motivadora. “A interação entre os estudantes, várias palestras sobre empresas, comunicação, relacionamento, as aulas práticas para a aplicação dos conceitos tudo muito motivador. Temos um grupo da faculdade no WhatsApp, lá compartilhamos as nossas experiências e delas surgem novos pontos de vista. Quando voltei do programa, compartilhei todo o conhecimento adquirido com os meus colegas de faculdade”, comentou Lívia Fernanda.

“A nossa parceria com a Laspau, uma organização internacional que atua há mais de 50 anos na construção de uma rede que conecta indivíduos de instituições de ensino superior nas Américas, cria oportunidades para esses estudantes por meio de gestão de bolsas de estudos, construção de alianças e desenvolvimento de universidades”, completou Fábio Reis.