O Veduca, plataforma brasileira de cursos massivos on-line (da sigla em inglês, MOOC), lança nesta semana uma comunidade colaborativa de legendagem, buscando disponibilizar conteúdos de instituições de ensino superior de todo mundo com legendas em português.

O site amara.org, plataforma colaborativa de legendagem, fica responsável por hospedar o projeto, que tem a meta de traduzir as mais de 5 mil aulas disponíveis no Veduca, além de legendar também os conteúdos em português.

O projeto começou com um piloto, de onde resultou a tradução dos cursos A Morte: Questões Morais e Filosóficas, da Universidade Yale, e Física II, do MIT, ambos já liberados para acesso gratuito dos usuários.

As aulas são legendadas de forma colaborativa e qualquer um, dentro dos pré-requisitos estabelecidos, pode contribuir. Para isto, basta se inscrever por meio do site do Amara e possuir fluência na língua inglesa, excelente português e bom domínio de gramática.

Para Carlos Souza, CEO do Veduca, “a popularização dos cursos on-line das melhores universidades estrangeiras ainda encontra muitas barreiras por causa do idioma. Apenas 2% dos brasileiros falam inglês fluentemente. Nosso objetivo é ampliar o acesso a esse conteúdo”, explica.

O Coursera, uma das mais famosas plataformas americanas que também oferece moocs, lançou há algumas semanas seus primeiros cursos traduzidos para o português. De acordo com o site, o público brasileiro é o terceiro em número de matrículas nas aulas.