Dois alunos de Mestrado, orientados pela Profª Drª Ana Paula Girol, Coordenadora do curso de Biomedicina das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA), defenderam suas dissertações pelo Programa de Biociências da Unesp de Rio Preto, do qual a professora faz parte do corpo docente permanente. Ambos os alunos desenvolveram os trabalhos nas instalações da FIPA, com bolsa da CAPES, e também estão atuando como preceptores da área básica no primeiro ano do curso de Medicina.

No dia 24 de fevereiro, Lucas Possebon defendeu a tese “Avaliação da proteína anti-inflamatória Anexina A1 em modelo de doença pulmonar obstrutiva crônica induzida por exposição à fumaça do cigarro” para a banca composta pela Profª Drª Carla Patrícia Carlos, da Faceres/Rio Preto e Profª Drª Eliana Gonçalves de Freitas, da UNESP/Rio Preto. No dia 02 de março, a tese “Análise da heterogeneidade dos mastócitos e expressão da proteína anexina A1 e receptor FPR  em variáveis clínico-patológicas de lesões uterinas” foi defendida por Sara de Costa Souza para a banca formada pelo Prof. Dr. Ayder Anselmo Gomes Vivi, da FIPA, e Profª Drª Cristiane Damas Gil, da UNIFESP.

A Profª Ana Paula informou, ainda, que o artigo redigido a partir dos resultados obtidos durante o desenvolvimento do mestrado da técnica do Laboratório de Imuno-Histoquímica Helena Ribeiro Souza, defendido no ano passado, também orientada por ela pela UNESP e desenvolvido na FIPA, foi aceito por uma das mais reconhecidas e importantes revistas científicas internacionais, a PLOSone. “A PLOSone é considerada Qualis A pela CAPES (nível máximo de qualidade) e com fator de impacto de 3,54, sendo uma das revistas científicas mais lidas internacionalmente. Dessa forma coloca-se a FIPA no cenário de pesquisa internacional e entre as IES com publicações internacionais de grande impacto”, ressaltou Ana Paula. O trabalho aceito pela revista é “Heterogeneity of mast cells and expression of Annexin A1 protein in a second degree burn model with Silver Sulfadiazine treatment” e os alunos Sara de Souza Costa e Lucas Possebon e a técnica do Laboratório Multidisciplinar Melina Iyomasa Pilon são coautores do trabalho.

“Estou muito feliz com o crescimento das pesquisas na FIPA, que só foi possível devido ao investimento da IES em instalações especializadas para pesquisa e insumos para o desenvolvimento de projetos de qualidade e competitividade no cenário científico nacional e internacional”, comemorou Ana Paula.