No segundo painel do 20º FNESP, que está sendo realizado no WTC, em São Paulo, hoje (28), Pedro Dória, jornalista e escritor da CBN, O Globo, Estadão; Sidnei Oliveira, escritor e expert em conflitos de gerações; falaram sobre Comunicação Digital e a Geração Millenials para cerca de 700 mantenedores e gestores da educação presentes ao evento.

Pedro Dória, jornalista e escritor da CBN, O Globo, Estadão, em palestra no 20º FNESP

“Desde os primórdios qualquer tipo de inovação tecnológica transforma radicalmente a sociedade. O futuro já começou. O futuro das profissões é agora. A educação não pode reproduzir os mesmos modelos. Conheço professor que há 15 anos dá a mesma aula, da mesma maneira. Não estamos mais na linha de montagem, que tudo funcionava assim. A Indústria 4.0 já está presente em nosso dia a dia, precisamos observar o mundo ao nosso redor”, disse Pedro Dória.

De acordo com estudo apresentado por Dória, somente 37% dos profissionais da geração Millenials, já inserida no mercado de trabalho, acham útil o que aprendeu na faculdade. “Gostaria que os alunos das instituições brasileiras tivessem a mesma oportunidade que os alunos de Harvard e Stanford. Onde você tem a possibilidade de escolher a matéria que você quiser”, destacou Dória.

Sidnei Oliveira, escritor e expert em conflitos de gerações, durante palestra no 20º FNESP

“A história se repete. Aprendemos a reproduzir comportamentos sociais e profissionais pelo grupo que vivemos”, disse Sidnei Oliveira. Eu costumo dizer que a profissão do futuro é freelancer, com pequenas certificações, sem padronização. AS IES por natureza são conservadoras, mesmo com mudanças. Precisamos rever os modelos, pois todos estamos ansiosos pelas transformações. O mundo está em constante evolução, com ou sem a nossa interação”, afirmou Sidnei Oliveira.

20 anos da revista Ensino Superior

Durante o painel, Edimilson Cardial, jornalista fundador da editora Segmento, falou sobre os 20 anos da revista Ensino Superior, uma das principais publicações do setor de educação. Ao longo desses anos, a revista, uma parceria da Segmento com o Semesp, tem cumprido o seu papel de levar conteúdos relevantes ao setor de maneira independente. “O momento é de transformação. Nós somos produtores de conteúdo, independente da plataforma, seja física ou digital”, comentou Edimilson Cardial.

Em comemoração aos 20 anos, o projeto gráfico da revista foi reformulado. Ganhou um visual mais clean e moderno, proporcionando uma leitura mais agradável dos textos e infográficos.