A Hoper Estudos de Mercado,  dirigida pelo consultor Ryon Braga, produziu um estudo com projeções de crescimento da demanda do ensino superior privado até 2012. 

De acordo com a pesquisa, o setor vive um período de desaceleração no crescimento da demanda. Para os próximos dois anos projeta-se uma redução ainda mais acentuada da demanda no ensino presencial. O cenário de crescimento só parece mudar se for considerado o EAD, Ensino à Distância, que ainda possui espaço para crescer acima dos 20% ao ano, nos próximos quatro anos.
 
Consolidação do ensino superior privado –  Entre 1997 e 2004, o setor apresentou um forte crescimento orgânico, em função da grande demanda reprimida. O cenário atual caracteriza-se pela queda e estabilização desse crescimento. As oportunidades de crescimento acontecerão através de fusões e aquisição de IES por grandes grupos de empresas consolidadoras. Tal movimento já está em curso e deverá se acelerar nos próximos anos.
 
O mercado de ensino superior, que sempre foi extremamente pulverizado, com mais de 1.400 empresas controlando pouco mais de 2.100 instituições de ensino, começa a dar sinais inequívocos de consolidação, onde 20 empresas possuem mais de 250 instituições e 30% do faturamento do setor, com perspectivas de chegar a 50% nos próximos cinco anos.
 
Essas e outras informações, importantes e estratégicas para o setor de ensino superior privado brasileiro estão à disposição dos gestores das IES e da imprensa, na Análise Setorial Hoper do Ensino Superior Privado do Brasil, oferecido pela Hoper Estudos de Mercado.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (45) 2102-1423 ou no site da empresa www.hoper.com.br. Associados do Semesp tem 20% de desconto.

 

Estudo traz projeções sobre o ensino superior até 2012