O coordenador da Universidade Corporativa Semesp, Marcio Sanches, apresentou nesta quarta-feira (3), um panorama econômico completo e atualizado da Região Administrativa de São José dos Campos durante a 13ª edição das Jornadas Regionais que aconteceu no Monreale Hotel.

Segundo levantamento da Assessoria Econômica do sindicato, as matrículas em cursos presenciais na rede privada em São José dos Campos tiveram um crescimento de 4,4% em 2015. Em 2014, eram 57.333 alunos matriculados no ensino superior particular e, em 2015, esse número passou a 59.852.

No entanto, no levantamento de ingressantes, houve uma queda na rede privada de 17,8% em São José dos Campos. Atualmente, existem 46 instituições de ensino superior nessa região administrativa e 436 cursos presenciais.

O estudo levantou ainda os cinco cursos presenciais mais procurados na rede privada em São José dos Campos: Administração, Direito, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Pedagogia.

“Por onde a gente tem passado, nas Missões Técnicas Internacionais, os modelos de políticas públicas são muito valorizados, por isso, talvez essa seja a maneira mais eficaz para reverter esse cenário de crise, com números de matrículas e ingressantes caindo”, explicou o coordenador. 

EAD

Já as matrículas em educação a distância na rede privada na Região Administrativa de São José dos Campos, tiveram uma aumento de 1% (19.789 matrículas em 2014 para 19.994 em 2015). Ainda nessa região administrativa, o número de ingressantes na rede privada, nessa modalidade, sofreu queda de 15% (11.476 ingressantes em 2014 para 9.760 em 2015).

Graduação tecnológica

Durante a apresentação do panorama econômico, em São José dos Campos, foi apresentado que entre os cursos de graduação tecnológica, os mais procurados são os de Gestão de Pessoal / Recursos Humanos, Gestão Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção Industrial e Marketing e Propaganda.

“O Semesp realizou, recentemente, um estudo com a Folks Netnográfica e a Num.br que mostrou que as graduações tecnológicas não são bem vistas pelos alunos e pelo mercado, por isso essa modalidade não corresponde nem em 10% no número de matrículas, sendo que, em outros países que inclusive visitamos, essa modalidade é muito popular”, disse Marcio Sanches.

Legislação

O Dr. José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp, trouxe os temas mais importantes de serem lembrados para os profissionais da área jurídica como: o andamento das tratativas salariais, reforma trabalhista, oferta de disciplina EAD em cursos presenciais, aditamento de credenciamento de polos EAD, calendário regulatório, e mais.

Caso Unipe

Glauson Mendes, especialista em marketing educacional, relatou sua experiência com as ações de captação e retenção de alunos realizadas no Centro Universitário de João Pessoa – Unipe. Ele destacou a importância das mídias sociais como canal de comunicação e o quanto essa linguagem deve ser adequada ao jovem. “Tudo em marketing tem que ter metas muitos claras para cada real investido”, disse.

Palestras Simultâneas

Gustavo Hoffman, diretor acadêmico do grupo Alis Educacional, e Iara Andreá Alvares Fernandes, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão – Universidade São Francisco, participaram juntos da sessão de palestras simultâneas. Com o tema “A nova sala de aula”, Hoffman mostrou maneiras de inovar e a importância das metodologias ativas utilizadas em favor do ensino-aprendizagem para formular uma experiência nova ao estudante do século XXI. A pró-reitora da USF mostrou como sua universidade utiliza uma ferramenta eficaz para avaliar e diagnosticar o aprendizado de seus alunos dos cursos de graduação.

Inovação Acadêmica

Fechando as apresentações de São José dos Campos, Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, mostrou o que está por vir no ensino superior no sentido de inovação acadêmica, interdisciplinaridade, engajamento, ensino mão-na-massa, PBL e muitas outras formas de aperfeiçoar e mudar o sistema educacional brasileiro.

Os próximos encontros da 13ª Jornadas Regionais acontecerão em Campinas (17 de maio), São José do Rio Preto (7  de junho) e Sorocaba (21 de junho). 

Inscreva-se!