Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A educadora já havia atuado como diretora de Avaliação para Certificação de Competências, entre 1996 e 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e teve participação na criação e implementação da primeira versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, a educadora foi fundadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atuou de 1972 a 1996. Maria Inês também é responsável pela criação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e foi diretora do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) no Brasil.

Doutora em Ciências e Educação, Maria Inês é pedagoga, professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento Social e do Trabalho, além de  especialista em currículo e avaliação, com experiência em gestão educacional na educação básica e superior.

Saiba mais neste link.