Sempre em dia com as mais modernas atualizações do mercado industrial, o Instituto Mauá de Tecnologia participará da 2.ª edição da FEIMEC, de 24 a 28 de abril, atuando em duas importantes frentes: com o Cluster de Manufatura Avançada e um estande exclusivo da instituição.

Realizado em conjunto com a ABIMAQ e outras importantes empresas do setor, o Cluster de Manufatura Avançada proporcionará aos visitantes uma demonstração dos padrões de manufatura avançada, desde como utilizar esses padrões até os benefícios que trazem para as empresas de tamanhos distintos.

Próximo ao Cluster, o Instituto Mauá de Tecnologia também terá um espaço exclusivo de 50m² que abrigará um demonstrador de Indústria 4.0 funcionando em tempo real.

Além disso, a participação do Instituto Mauá de Tecnologia na FEIMEC é  uma oportunidade de aproximar cada vez mais das ações do mercado os alunos. Em ações conjuntas, alunos dos cursos de Engenharia e de Design são responsáveis por fases importantes da montagem do estande e da programação dos equipamentos.

“Além de agregar experiência profissional à vivência dos alunos envolvidos no projeto, a participação deles é extremamente importante para mostrar ao setor que os futuros profissionais estarão aptos e qualificados a suprirem as necessidades do setor produtivo, tanto na migração ou adequação dos sistemas, quanto na futura gestão e manutenção do funcionamento e competitividade do negócio, nesse novo momento da indústria”, explica o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia e coordenador do projeto, prof. Fernando Silveira Madani.

Cluster – Padrões de Comunicação para Manufatura Inteligente

Com o tema “Padrões de comunicação para manufatura inteligente”, e em parceria com a AMT – American Manufacture Technology e Beckhoff, o Instituto Mauá de Tecnologia demonstrará como uma empresa consegue visualizar e quantificar a produção de seu negócio de forma remota. Para isso, a instituição demonstrará o que são os padrões de comunicação utilizados pelos equipamentos nas fábricas, como utilizá-los e quais benefícios trazem para as companhias de todos os tamanhos.

“No estande da Mauá, haverá um monitor que apresentará os dados de um Centro de Torneamento MAZAK em operação no Campus do Instituto Mauá de Tecnologia, com uma conexão direta com o chão de fábrica, por meio da Internet. Nele, o visitante poderá observar o monitoramento do equipamento e, interativamente, obter informações sobre a operação, produção e manutenção (real e preditiva) da máquina” diz o professor de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia, Ari Costa.

O monitor também apresentará dashboards capazes de mostrar, em tempo real, dados sobre a produção do centro de torneamento, oferecendo melhor compreensão das possibilidades que a tecnologia permite, ou como essa ferramenta pode ser utilizada com a Tecnologia da Informação e/ou Operações de Tecnologia.

Demonstrador de Indústria 4.0

Os visitantes do estande exclusivo da Mauá poderão vivenciar a demonstração do processo de integração de máquinas antigas com as mais modernas do mercado de Robótica e, ainda, ver equipamentos para controle de qualidade e gestão dos processos produtivos. Para que a experiência dos participantes seja mais completa, a linha de produção montada exclusivamente pelo Instituto Mauá de Tecnologia produzirá e personalizará uma caixa de ferramentas que será entregue aos convidados.

“Desmistificar a aplicação dos conceitos de manufatura avançada no âmbito nacional, inclusive para pequenas e médias empresas, é essencial para a economia do País. Acreditamos que o estande na FEIMEC seja uma oportunidade de apresentar – de forma não comercial – esses recursos, bem como suas vantagens e os caminhos para implementar e obter os ganhos da adoção deles nos ambientes produtivos”, reforça o professor Fernando Silveira Madani.