Na manhã fria de São Paulo, o presidente do Semesp, prof. Hermes Ferreira Figueiredo, abriu o 2º Seminário Futuro Ensino Superior que foi realizado no Hotel Maksoud Plaza.  Em seu discurso parabenizou a presença de todos e ressaltou o papel e compromisso da entidade em promover um encontro de extrema importância para o segmento da educação superior. “O Semesp tem se firmado no cenário educacional brasileiro por estar sempre preocupado em atualizar e motivar as instituições para as constantes inovações e tendências do setor”, afirmou.

Diante das constantes inovações tecnológicas as instituições de ensino procuram cada vez mais caminhos que as levem para o futuro. “O ensino superior precisa continuar preparando o aluno para o mundo, de uma forma inovadora e humana”, finalizou Hermes.

Depois, Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp,  conduziu a abertura do seminário e ressaltou a principal palestra do dia com a Profª Christine Ortiz, fundadora da Station1 e professora do MIT. Também destacou a qualidade e a dedicação da equipe liderada pelo diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação, Fábio Reis, que desenvolveu diversos eventos e implantou programas que fazem parte da grade do Semesp. “Será um dia diferente. Falaremos bastante de futuro e humanização, com palestras e debates. Espero que gostem”, disse Capelato.

Os primeiros palestrantes eram integrantes do Grupo de Trabalho de Inovação Acadêmica do Semesp. Wagner Sanches, diretor acadêmico da Fiap, fez uma exposição comparando relações analógicas e digitais e o impacto das novas tecnologias nas instituições de ensino superior; Paulo Tomazinho, Google Innovator da Universidade Paranaense, apresentou o Framework desenvolvido pelo GT, um guia de como os mantenedores podem iniciar o processo de inovação em suas instituições. Já Zelly Pennacchi Machado, reitora do Centro Universitário Toledo Prudente, mostrou os resultados e a metodologia adotada na sua instituição que a estão levando para o futuro através da tecnologia, inovação e empreendedorismo. “O primeiro passo é saber quem é o aluno do futuro e se preparar para recebê-lo”, afirma Pennacchi.