Missão Técnica Internacional

Inscrições para conhecer os sistemas e modelos educacionais dos dois gigantes do ensino superior já estão abertas. A missão acontece entre os dias 30 de abril e 12 de maio

De um lado, um país pequeno e com poucos anos de vida, mas conhecido por uma educação de qualidade de fazer inveja a qualquer gigante econômico. De outro, um dos países mais populosos do mundo e dono de um dos sistemas universitários mais antigos da História. Essas são apenas algumas características de Singapura e Índia, países escolhidos pelas IES em pesquisa e que serão visitados pela 11ª Missão Técnica Internacional do Semesp.

Pioneira na realização de visitas técnicas internacionais, a rota do Semesp já passou por países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Inglaterra, Holanda, Dinamarca, Finlândia e outros. Ao todo, foram 13 localidades referência em educação superior de qualidade. Uma bagagem de conhecimento de ponta e práticas educacionais louváveis que estão contribuindo para a melhoria do ensino superior do Brasil.

Em 2019, a 11ª Missão Técnica Internacional do Semesp acontece entre os dias 30 de abril e 12 de maio. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Confira mais informações aqui.

Missão Técnica Internacional: Singapura

Com pouco mais de 50 anos de existência após declarar independência da Malásia, o pequeno país Singapura se destaca por ter uma educação voltada para a demanda do mercado de trabalho e valorizar os professores como líderes educacionais. O resultado é uma educação de qualidade de fazer inveja a grandes potências.

Com cerca de 5,5 milhões de habitantes que residem em apenas uma única cidade, a Cidade Leão, Singapura tem 34 universidades, sendo que duas delas se destacam em rankings internacionais como as melhores do mundo. De acordo com o QS Top Univesity Ranking, a National University of Singapore (NUS) é considerada a melhor da Ásia e 12ª melhor do mundo.

Já a Nanyang Technological University conquistou a segunda colocação no ranking das 150 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de acordo com o Times Higher Education em 2016.

Uma característica importante do sistema de ensino superior do país é a busca constante por uma política de internacionalização eficaz que prioriza o desenvolvimento de projetos de pesquisa com instituições de outros países e monitora os principais parâmetros de avaliação internacional.

Diretor de Inovação do Semesp visita universidade nacional de Singapura

Missão Técnica Internacional: Índia

Ao contrário de Singapura, que prioriza a educação básica e fundamental, a Índia tem como principal foco o ensino superior. Como todo país populoso e de tamanho continental, a Índia é cheia de contradições. Ao mesmo tempo em que o país tem um sistema universitário secular, ele é detentor de altos índices de analfabetismo (cerca de 25% da população).

Graças a uma política de cotas e altos investimentos nas áreas de tecnologia e estudos científicos, além da importação de profissionais estrangeiros, a Índia possui um dos maiores sistemas de educação superior do mundo, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos.

Outro dado sobre o país: mais de 50% das matrículas do setor estão concentradas em instituições privadas, as principais responsáveis pela expansão do ensino superior a partir dos anos 1980.

Na rota da 11ª Missão Técnica Internacional do Semesp estão universidades localizadas nas cidades de Bangalore e Nova Deli.

Índia: gigante na educação no BRICS