A 46° edição do Boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, desenvolvida pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do IPEA, mostra as mudanças que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) trouxe não só para o setor de Educação, mas também qual é o custo implícito para o contribuinte brasileiro.

No primeiro artigo, o boletim conta a parte histórica do sistema educacional brasileiro, de 1968 à década de 2010, desde a flexibilização do padrão tradicional de educação superior, o crescimento da rede privada na década de 80 enquanto as federais sofriam corte de recursos, até criação do Fies em 1999 e a mudança de regras em 2010, que tornou o programa mais atrativo e mais acessível.

Os pesquisadores do IPEA realizaram um cálculo para chegar ao custo implícito do FIES para o contribuinte brasileiro. Essa parte está dividida em quatro seções: a introdução; método do cálculo e seus resultados; a discussão dos resultados; e os possíveis desdobramentos de política.

Os dois capítulos seguintes abordam o peso dos encargos de reembolso sobre a renda esperada dos beneficiários do Fies e a sua repercussão nos salários. Um dos capítulos também discute os resultados do Fies no setor privado e como a mudança das regras provocou impactos imediatos nas instituições. A Pesquisa de Inadimplência do Semesp é citada nesse capítulo.

O artigo Financiamento Estudantil no Brasil: como definir sustentabilidade?, de Vinícius Botelho, do Ministério do Desenvolvimento Social  e Agrário (MDSA), e Samuel Pessoa, da Fundação Getulio Vargas (FGV), reconhece que o Fies gera retornos positivos em razão de maior arrecadação de impostos para o setor público, motivado pelo aumento da escolaridade e, consequentemente, da renda dos alunos que se beneficiaram do Fies. “O retorno de se obter pessoas com mais educação no país vai além daquele que o próprio mercado de educação consegue capturar: as externalidades só podem ser avaliadas pela ótica do retorno social”, concluem.

Acesse aqui o Boletim Radar na íntegra.