Fonte: Inoveduc – Folha Dirigida

O país vive uma realidade de retração de mercado. E o setor da educação não escapou dessa crise. Mas, mesmo em tempos difíceis, instituições de ensino têm conquistado excelentes resultados de captação e retenção de alunos. Como? Usando a tecnologia.

Processos e práticas tecnológicas inovadoras são utilizados para integrar equipes. Mídias sociais, inbound, call center, CRM, buzz, lead e big data passaram a ser termos comuns na administração escolar.

Para Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior), a necessidade atual é de repensar o modelo acadêmico. Na sua opinião, o estudante é o protagonista na sala de aula. E deve ser também no espaço virtual da instituição de ensino.

“No Brasil, somos extremamente cartoriais e o diploma vai continuar sendo importante. Principalmente nas áreas de atuação onde os conselhos de classe são mais atuantes. Mas e nos outros setores? Vai ser melhor a graduação ou os nanocréditos?”, indagou o especialista.

Para o especialista, o caminho para as instituições de ensino está no uso de ferramentas e serviços integrados e complementares de relacionamento com os alunos. Como os que são oferecidos por empresas especializadas como o CRM Educacional e o Planeta Y, apresentados na edição Rio do evento SadeBr.

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