Foto: Diego Pazini

Publicada no Diário Oficial da União, no último dia 23 de março, portaria oficializou a transformação da FAAT no Centro Universitário UNIFAAT. A notícia foi recebida com alegria por toda a comunidade acadêmica e população da Região Bragantina.

Entre as prerrogativas legais concedidas aos centros universitários, destaca-se a autonomia para criar e organizar cursos e programas de educação superior, sem a necessidade de solicitação de autorização ao Ministério da Educação (MEC). Já como Centro Universitário, a UNIFAAT anunciou a abertura do curso de Enfermagem, cujo processo seletivo deverá ser realizado ainda este ano.

Ao longo de 19 anos, a UNIFAAT transformou-se em referência educacional, segundo as avaliações do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. Já são dez anos consecutivos de nota 4 (escala de 1 a 5). Com esses resultados, a Instituição figura entre as 3% melhores do país.

Histórico do processo de transformação

O processo de transformação da organização acadêmica UNIFAAT iniciou-se em 2015, ano em que a instituição protocolou o pedido de credenciamento como Centro Universitário.

Em agosto de 2017, a FAAT passou pela fase mais importante e decisiva do processo, quando recebeu a visita de uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), que avaliaram se a instituição atendia aos requisitos exigidos pela legislação para a transformação em Centro Universitário.

Na ocasião foram avaliados diversos fatores, destacando-se os seguintes: políticas acadêmicas, projetos pedagógicos e de gestão, qualidade do corpo docente, programas de incentivo à pesquisa e extensão, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, acessibilidade, programas de incentivo socioeconômico (bolsas e financiamentos concedidos a estudantes) e infraestrutura (salas de aula, laboratórios para aulas práticas, estrutura de tecnologia da informação e de comunicação, espaços de convivência e lazer, entre outros).

No relatório elaborado pela comissão, os avaliadores conceituaram a UNIFAAT com nota 4 (escala de 1 a 5), atestando a qualidade da instituição e avalizando sua transformação em Centro Universitário.