Pauê Aagaard durante palestra no 18º Conic-Semesp

Ao final da 18ª edição do Conic-Semesp, realizada na Unip, em São Paulo, Pauê Aagaard, 36 anos, fisioterapeuta, atleta, 1º surfista biamputado do mundo, palestrou para uma plateia lotada de estudantes universitários que participaram do Congresso.

Com o tema “O trem que nos atropela também pode abrir caminhos”, Pauê falou do seu trágico acidente no ano de 2000, na cidade de São Vicente, quando atravessou a linha férrea desativada e foi atropelado por uma locomotiva e perdeu parte das duas pernas, e da sua luta para superar as dores, reaprender a andar, voltar a viver e se surpreender com uma nova vida.

Após a sua recuperação, que durou seis meses, Pauê começou a praticar natação e treinar diariamente. Quando estava mais seguro, fez provas de travessias, superando seus limites e as expectativas do público. Hoje, o atleta coleciona títulos em campeonatos e torneios mundiais.

Exemplo de superação, garra e determinação, Pauê enfatizou a responsabilidade que todos nós temos de transformar as dificuldades ao nosso redor. “Não imaginava que um episódio de mudança, como um acidente, pudesse transformar completamente minha maneira de enxergar a vida. A ansiedade e o medo fazem parte dos processos. No entanto, precisamos entender, aceitar e superar os problemas da vida.”

“Lógico, que ninguém precisa enfrentar uma turbulência tão grande como a minha para descobrir o seu potencial, para seguir em frente. O maior aprendizado é o conhecimento adquirido com as nossas experiências. Por mais que venham de momentos de crise e até mesmo de uma fatalidade, a maior recompensa é validar a nossa capacidade de superar.”

“O esporte me incluiu socialmente e permitiu que eu fizesse algo diferente. A minha atitude diante do acidente possibilitou que eu chegasse até aqui, aliada à minha capacidade e habilidade de não sair de cena, de aproveitar as oportunidades dessa nova vida. Os nossos maiores desafios não estão nas pernas, mas na cabeça”

“Todos nós somos capazes. Ser feliz é uma escolha. Estou muito contente de estar aqui hoje conversando com vocês. Não desistam de transformar, acreditem nos seus projetos. Nunca esperem, façam acontecer”, finalizou Pauê.