Os alunos Ana Carolina Cabral, Victor Yves Crispim, Douglas Mandarino, Felipe Argento e Gabriel Coutinho, criaram o aplicativo Insight – Creative Canvas, fruto do programa de formação para desenvolvimento iOS, liderado pelo Laboratório de Engenharia de Software (LES) da PUC-Rio. Tendo em mente oferecer mobilidade, liberdade e facilidade, o app é uma ferramenta para criação de conteúdo via iPad, como um recurso educacional para professores na produção de videoaulas, de modo simples, sem um processo custoso e longo de filmagem e edição.

As aulas podem ser filmadas através das câmeras traseira ou frontal do iPad e o professor pode ainda importar mídias externas em formato PDF via Google Drive/iCloud, além de imagens da galeria do tablet ou da própria câmera. O app gera um vídeo que pode ser salvo no dispositivo ou compartilhado livremente nos formatos .mov ou .mp4 para YouTube, Facebook ou qualquer outra plataforma digital à escolha do professor sem qualquer custo.

O Insight possui ainda outras ferramentas que auxiliam na exposição da aula, como uma caneta que permite criar traços de diversas cores que podem ser movimentados ou deletados individualmente, o highlighter que permite ressaltar pedaços específicos do texto e o laser point que cria um ponto colorido na tela, destacando algum conteúdo em específico. A versão gratuita limita o tempo da vídeo-aula em até cinco minutos e a paga permite gravações por tempo ilimitado, ao custo de apenas US$0.99/mês.

Victor Yves Crispim, um dos criadores e aluno de Sistemas de Informação da PUC-Rio, ressalta que o app agiliza a produção de vídeos, pois não demanda o uso de câmeras específicas para gravação, microfones, estúdio com luzes, tampouco computadores e softwares para fazer edição. A interação com o usuário é imediata, sem necessidade de edição posterior. Veja aqui um exemplo de como ele pode ser usado.

O aplicativo está disponível para download na appstore (https://itunes.apple.com/br/app/insight-creative-canvas-for/id1046595753?mt=8) e, para mais informações, basta acessar o site http://www.insightapp.com.br.