O estudante de Engenharia Civil Bruno Peruqui Guidio se prepara para retomar as aulas na Unoeste, após intercâmbio de um ano e meio nos Estados Unidos no Instituto Tecnológico em Atlanta, na Geórgia e em Chicago, em Illinois. Em um curso interdisciplinar formado por equipes empenhadas em apresentar soluções para problemas urbanos, ele fez parte da equipe eleita como a melhor na área de transporte.

O desafio lançado foi o de apresentar estudo específico, capaz de contribuir com a redução do barulho do metrô de Chicago, a mais populosa cidade do estado de Illinois. A proposta foi apresentada para professores e empresários na feira ao fim do curso, na qual cada equipe mostrou maquete ou protótipo do dispositivo criado. Fato é que o estudante de Presidente Prudente esteve entre os que receberam certificado da melhor equipe no segmento do transporte. Contemplado com bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras, Guidio foi para os Estados Unidos em agosto de 2014 e retornou no fim de 2015.

Os primeiros quatro meses foram dedicados ao curso intensivo de língua inglesa, com aulas de manhã e à tarde e lições à noite. “Não foi difícil, mas era puxado”, conta o estudante da Unoeste, que nesse período fez parte de um grupo de 20 brasileiros, de vários cursos e de diferentes regiões brasileiras.

Guidio conta que passou por dois choques culturais: quando lá chegou e se deparou com um povo extremamente educado e com as relações comerciais de extremo respeito ao consumidor; quando retornou para a realidade brasileira repleta de problemas provocados por gestões públicas, tão diferentes do comportamento norte-americano. Durante sua permanência no exterior, manteve permanente contado com a Unoeste, por meio do assessor de relações interinstitucionais, Dr. Antonio Fluminhan Júnior e do vice-coordenador de seu curso, o professor Felipe Bittencourt Figueiredo, no qual retoma as aulas a partir da próxima segunda-feira (1º).