A estudante do curso de Estética e Cosmética, Letícia Dória Cotrin, Faculdades Integradas de Fernandópolis, apresenta no segundo dia do 17º Conic-Semesp, que está sendo realizado hoje (25), no UniÍtalo, em São Paulo, o trabalho “O Exagero da Vaidade Precoce”, para alertar os pais e a sociedade sobre os problemas que os cosméticos podem causar na saúde física e psicológica de crianças de 6 a 8 anos.

A aluna entrevistou meninas de escolas públicas e privadas. O levantamento apontou que a maioria das meninas da escola pública utiliza a maquiagem das mães, ou seja, 47% das mães dividem sua própria maquiagem com suas filhas. Entretanto, na escola particular um número maior das entrevistadas possui
sua própria maquiagem, 60% das meninas recebem incentivo das mães que compram maquiagens para suas filhas.

Outro dado que chama a atenção é que cerca de 53% das meninas da escola pública
utilizam maquiagem infantil. No entanto, na escola particular o percentual é menor, somente
27%, destacando o uso de maquiagem profissional (73%).

“O uso frequente de maquiagens em crianças é um problema que a sociedade ainda
desconhece. Tal prática poderá acarretar problemas fisiológicos e psicológicos (adultização) dessas crianças. É necessário estabelecer um limite para a vaidade, em que pode ser valorizada
desde que não haja erotização. Entretanto, de forma exagerada, a vaidade ocasiona comprometimentos no desenvolvimento da criança que está passando pelo momento de construção de sua personalidade”, esclarece a aluna Letícia.

 

Serviço

17º Conic-Semesp
Data: 24 e 25 de novembro de 2017
Local: Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo
Endereço: Av. João Dias, 2.046 – Santo Amaro, São Paulo/SP
Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410 

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivos identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Na edição de 2016, o CONIC-SEMESP também havia recebido número recorde de inscrições: 2.043 trabalhos contra 2.024 em 2015. Esse ano, dos 2.412 trabalhos inscritos, 2.099 foram aprovados para participação efetiva no Congresso.