palestra na Unesc

Rodrigo Capelato falou sobre o futuro das profissões e apresentou ainda dados presentes na mais recente edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil (Foto: Mayara Cardoso/Unesc)

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, participou, no último dia 18 de fevereiro, de um painel na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, voltado para alunos do programa de Formação Continuada da IES.

O encontro foi comandado pelos professores Sérgio Roberto Kieling Franco, da UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e Rodrigo Capelato, do SEMESP, sob mediação do diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus. O tema foi “A Educação Superior no Século XXI e o Futuro das Profissões”.

Palestra prevê quais serão as profissões do futuro

Durante sua palestra, Rodrigo Capelato apresentou dados presentes na mais recente edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil. Por meio de gráficos e apresentações, Capelato mostrou, entre outras informações, os números em matrículas na Educação Superior desde 1996 e a influência da Educação a Distância nesses dados de lá para cá.

Segundo Capelato, não é possível saber ao certo sobre o futuro das profissionais e do mercado de trabalho, mas estudos já apontam claramente quais serão as habilidades cobradas dos profissionais.  “Entre elas estão o domínio sobre a coleta e a análise de dados; o empreendedorismo; a colaboração; a adaptabilidade; o espírito de criatividade e inovação; a flexibilidade e comunicação, entre outras”, pontuou.

Já em sua fala, Sérgio Roberto destacou o papel das universidades, pontuando a produção de conhecimento e cultura e a sua socialização, bem como a contribuição delas para o desenvolvimento econômico e social da sua comunidade e a formação de profissionais.