Manter a contabilidade em dia é essencial para concretizar o planejamento orçamentário e pavimentar o caminho do crescimento

por Donizete Fernandes

Manter a contabilidade em dia é de suma necessidade em todo o processo de gestão das empresas.

E nas instituições de ensino não poderia ser diferente. Em se tratando de incluir o processo contábil no planejamento orçamentário, nada melhor do que um exemplo concreto para elucidar a devida importância de contar com informações contábeis confiáveis, que permitam direcionar a empresa para o lucro e evitar o prejuízo.

Recentemente foi noticiado que a empresa norte-americana de tecnologia HP adquirira, há pouco mais de um ano, uma empresa chamada Autonomy pela quantia de mais de US$ 10 milhões. No início desse semestre, porém, se descobriu que os dados contábeis da empresa comercializada haviam sido adulterados e que a Autonomy na realidade valia muito menos do que o valor pago. Ao analisar o fato na perspectiva da compradora, podemos concluir que a HP não se preocupou o suficiente com as informações contábeis e por isso amarga um grande prejuízo. Por outro lado, a Autonomy, que teria adulterado as informações contábeis para aumentar seu valor de mercado, pode ser penalizada legalmente pela fraude, além de ter sua imagem abalada no mercado. Por isso, ficar atento às informações contábeis da empresa é fundamental e ter uma assessoria contábil confiável pode ser a diferença entre fracasso e sucesso.

Uma peça orçamentária é a forma pela qual se constrói referenciais futuros, por meio da projeção de cenários com a finalidade de atingir determinados resultados e as respectivas missões a serem executadas. Em tempos de acirrada concorrência mercadológica, planejar é item de fundamental importância, ou seja, uma necessidade básica para o crescimento sustentável em longo prazo de qualquer atividade empresarial.

Partindo deste ponto, o planejamento orçamentário é uma ferramenta essencial no processo de gestão empresarial, uma vez que através dele se estabelecem as ações que serão executadas, os recursos necessários, os resultados a serem atingidos e as responsabilidades em relação ao período. Como toda decisão é, ou pelo menos deveria ser, baseada em dados, fatos e informações, o processo de preparação do planejamento orçamentário pode ter início a partir de informações históricas e ser controlado através da plataforma de dados e informações contábeis.

Toda empresa é obrigada a manter escrituração contábil, na forma mercantil de suas atividades, independentemente do que dispõe a legislação fiscal ou tributária. Nesse sentido, a contabilidade evidencia a vida da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Para fins ilustrativos, o Balanço Patrimonial serve de fonte para análise dos itens de patrimônio como: imobilizado, contas bancárias, caixa, contas a pagar, contas a receber etc. A Demonstração de Resultado do Exercício é um resumo ordenado das receitas e dos custos x despesas de determinado período. Esse relatório permite extrair inúmeras informações, dentre elas destacamos a Receita Operacional Bruta, despesas trabalhistas, tributárias etc.

Parte da burocracia necessária a todas as empresas, a contabilidade não deve ser vista como um mero sistema para cumprir obrigações fiscais e tributárias, mas sim como um instrumento com enfoque no planejamento, execução e controle, que auxilia no processo de gestão para tomada de decisão. Tais informações são determinantes para que a organização cresça, e deve ser precisa a fim de amparar os gestores na tomada de decisão para o melhor desempenho da empresa. Nesse sentido, as informações constantes nas demonstrações e relatórios contábeis são indispensáveis para o processo de gestão empresarial, estando muito além de um sistema obrigacional para a simples execução de cálculo de tributo e registros irrelevantes.

Vale destacar que todos os atos e fatos pretéritos e presentes de natureza econômica e patrimonial estarão registrados em livros próprios da contabilidade e são evidenciados através das demonstrações e relatórios contábeis, permitindo ao usuário, gestores e mantenedores, identificar fatores positivos ou negativos sobre a saúde econômico-financeira e administrativa da empresa, o desempenho, a eficiência na utilização de recursos, tendências e expectativas, causas de alterações da rentabilidade, entre outras.

A análise das demonstrações e relatórios contábeis se propõe a transformar os dados que se encontram estáticos em informações dinâmicas, as quais possibilitam vislumbrar as limitações e potencialidades dos resultados que permitem delinear correções ou a manutenção da rota estabelecida no planejamento orçamentário.

Por fim, a escrituração contábil é obrigatória e indispensável para o processo de gestão, o que sugere maior proximidade dos gestores aos dados e informações constantes nas demonstrações e relatórios, interpretá-los e utilizá-los da melhor forma ante os objetivos do negócio.